Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/955
Tipo do documento: Dissertação
Título: Política pública educacional e a língua inglesa: considerações sobre o ensino médio da rede estadual de educação da Bahia no período de 2010 a 2021
Autor: Rebouças, Renata Maria Alves
Primeiro orientador: Fialho, Sergio Hage
Primeiro membro da banca: Mesquita, Luiz Fernando Quintanilha De
Segundo membro da banca: Souza, Lanara Guimaraes De
Terceiro membro da banca: Fialho, Sergio Hage
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal, analisar a contribuição da rede estadual de ensino para o desenvolvimento econômico regional através da promoção do domínio da língua inglesa, como língua estrangeira, no ensino médio das unidades escolares da Bahia, durante o período do ano de 2010 a 2021. A importância deste estudo se apoia no destaque dado ao aprendizado deste idioma na contemporaneidade e, na relevância estratégica da escola pública estadual no ensino médio na promoção do aprendizado da língua inglesa, uma vez que é responsável por 87,2% das matriculas deste nível de ensino. Para tanto, levou em consideração como este ensino está estruturado através das legislações federais e estaduais vigentes e os dados do Censo Escolar do período estudado. A metodologia adotada classificou-se como qualitativa, utilizando o modelo exploratório, por meio de pesquisa documental associada a coleta de dados realizada através do Censo Escolar (Inep), do estudo sobre políticas públicas para o ensino de inglês, coordenado pelo British Council e dados fornecidos pela Secretaria da Educação da Bahia. Situado em um contexto interdisciplinar este estudo fundamenta-se a partir de teóricos da área do desenvolvimento econômico e regional, estudiosos da área educacional e linguística como: Pereira (2021), Batista (2012), Souza (2016), Schultz (1973), Amartya Sen (2010), Gala (2019; 2021), Gala e Carvalho (2020a; 2020b), Domingues (2003), Kupfer (2009), Pennycook (1994 e 1998), Scheyerl; Siqueira (2009) e Crystal (2003). Os resultados encontrados com o exame realizado nos documentos normativos, que regulamentam o ensino da língua inglesa, apontam que houve alguns avanços na definição de políticas educacionais em relação a atenção dada a língua inglesa e sua finalidade na sociedade sendo que, o Estado da Bahia carece de política pública própria voltada para o ensino da língua inglesa no estado. O levantamento das ações direcionadas aos alunos e/ou professores da escola pública estadual de ensino médio na Bahia, para o ensino e aprendizagem da língua inglesa, dá uma dimensão da necessidade de maior comprometimento do Governo Estadual da Bahia com políticas públicas de acesso que visem a minimizar as dificuldades enfrentadas por estes.
Abstract: The main objective of this research is to analyze the contribution of the state education network to regional economic development through the promotion of English proficiency as a foreign language in high school in Bahia, from 2010 to 2021. The importance of this study is based on the emphasis given to the learning of this language in contemporary times and the strategic relevance of state public schools in high school in promoting English language learning, since they are responsible for 87.2% of enrollments at this level of education. To this end, it took into account how this teaching is structured through current federal and state legislation and data from the School Census of the period studied. The methodology adopted was classified as qualitative, using the exploratory model, through documentary research associated with data collection carried out through the School Census (INEP), the study on public policies for the teaching of English, coordinated by the British Council and data provided by the Bahia Department of Education. Set in an interdisciplinary context, this study is based on theorists in the area of ​​economic and regional development, scholars in the educational and linguistic fields such as: Pereira (2021), Batista (2012), Souza (2016), Schultz (1973), Amartya Sen (2010), Gala (2019; 2021), Gala and Carvalho (2020a; 2020b), Domingues (2003), Kupfer (2009), Pennycook (1994 and 1998), Scheyerl; Siqueira (2009) and Crystal (2003). The results found with the examination carried out in the normative documents that regulate the teaching of the English language indicate that there has been some advances in the definition of educational policies in relation to the attention given to the English language and its purpose in society, and the State of Bahia lacks its own public policy aimed at teaching the English language in the state. The survey of actions aimed at students and/or teachers of public state high schools in Bahia, for the teaching and learning of the English language, gives an idea of ​​the need for greater commitment from the State Government of Bahia to public access policies that aim to minimize the difficulties faced by these students.
Palavras-chave: Educação;Desenvolvimento Regional;Lingua Inglesa;Políticas Públicas
Área(s) do CNPq: Desenvolvimento Regional e Urbano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: Rebouças, Renata Maria Alves. Política pública educacional e a língua inglesa: considerações sobre o ensino médio da rede estadual de educação da Bahia no período de 2010 a 2021. 2023. 153f. Dissertação( Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS, Salvador, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/955
Data de defesa: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano
Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Maria Alves Reboucas.pdf25,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.