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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Telma Regina Góes Sales de-
dc.contributor.advisor1Fialho, Sérgio Hage-
dc.contributor.referee1Fialho, Sérgio Hage-
dc.contributor.referee2Allister, Monica Mac-
dc.contributor.referee3Santos, Jair Nascimento-
dc.date.accessioned2023-01-26T12:53:21Z-
dc.date.issued2021-12-31-
dc.identifier.citationOliveira, Telma Regina Góes Sales de. Relações entre as práticas de capacitação dos gestores do IFBA, a política nacional de desenvolvimento de pessoas da administração pública federal e os requisitos de gestão no serviço público. 2021. [102 f.]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/835-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender a política de capacitação de gestores no Instituto Federal da Bahia (IFBA) a partir da análise de suas relações com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) e a matriz de competências essenciais de liderança da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), fundamentadas pela abordagem da Gestão por Competências. A metodologia adotada é de característica quali-quantitativa, utilizando o modelo exploratório, com coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental. Os resultados encontrados demonstraram que todos os documentos examinados apresentaram adesão aos requisitos de gestão pública destacados, evidenciando o Plano bianual de capacitação de servidores 2015-2016 do IFBA como o que revelou maior adesão quantitativa. A análise dessas relações mostrou que existem implicações diretas ou indiretas entre esses instrumentos, cujos processos relativos à capacitação e desenvolvimento dos servidores para o exercício de cargos de gestão pública se sustentam no pilar da Gestão por Competências, buscando identificar e desenvolver os atributos necessários para esse fim, atendendo às dimensões Estratégia, Resultados e Pessoas, que em seu conjunto corresponderiam às competências essenciais de liderança para o setor público, de acordo com os estudos da ENAP (2020), alinhada à PNDP, visando à aplicação em toda a Administração Pública Federal, fundacional, direta e autárquica, como se enquadra o IFBA. As principais limitações dessa pesquisa se deram em razão da ausência circunstancial da expressão direta de gestores do próprio IFBA, o que pode vir a representar um fator motivacional para a continuidade dessa pesquisa, cuja originalidade se mostra pelo rigor criterioso da análise documental ora realizada, que aprofunda o olhar sobre o aprimoramento de gestores no âmbito deste Instituto, bem como amplia a lente para as diretrizes e políticas públicas que o subsidiampor
dc.description.abstractThis research sought to understand the policy for training managers at the Federal Institute of Bahia (IFBA) for the analysis of its relationship with the National Policy for People Development (PNDP) and the matrix of essential leadership competencies of the National School of Public Administration (ENAP), based on the Competence Management approach. The methodology adopted is qualitative and quantitative, using the exploratory model, with data collection carried out through documentary research. The results found showed that all documents examined showed adherence to the highlighted public management requirements, evidencing the IFBA´s 2015-2016 every two years training plan civil servants as the one with the greatest quantitative adherence. The analysis of these relationships showed that there are direct or indirect implications between these instruments, whose processes related to the training and development of civil servants for the exercise of public management positions are signed of Management by Competences, seeking to identify and develop the necessary attributes for this finally, taking into account the Strategy, Results and People dimensions, which as a whole would correspond to the essential leadership competencies for the public sector, according to the ENAP (2020) studies, aligned with the PNDP, aiming to be applied throughout the Federal Public Administration, foundational, direct and autarchic, as the IFBA fits. The main limitations of this research were due to the circumstantial absence of direct expression by the IFBA´s own managers, with may represent a motivational fator for the continuation of this research, whose originality is shown by the careful rigor of the document analysis carried out now, which it deepens the look at the improvement of managers within the scope of this Institute, as well as broadens the lens to the guidelines and public policies that support iteng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2023-01-26T12:49:13Z No. of bitstreams: 1 Telma Regina Góes Sales de Oliveira: 866565 bytes, checksum: af4be7d02bdd781a4ee5b594badcf445 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-26T12:53:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Telma Regina Góes Sales de Oliveira: 866565 bytes, checksum: af4be7d02bdd781a4ee5b594badcf445 (MD5) Previous issue date: 2021-12-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão pública, gestão por competências, capacitação de gestores no IFBApor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleRelações entre as práticas de capacitação dos gestores do IFBA, a política nacional de desenvolvimento de pessoas da administração pública federal e os requisitos de gestão no serviço públicopor
dc.typeDissertaçãopor
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Administração

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