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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fala Salvador: um estudo da experiência da gestão pública municipal no relacionamento com o seu cidadão. /
Autor: Calmon, Adriana de Oliveira
Primeiro orientador: Reis, Renato Barbosa
Primeiro membro da banca: Reis, Renato Barbosa
Segundo membro da banca: Spinola, Carolina de Andrade
Terceiro membro da banca: Silva, Jorge Antonio Santos
Resumo: A partir das reformas administrativas ocorridas no Brasil no início da década de 1990, tendo como fruto a nova administração pública gerencial, foi possível promover no Estado mudanças importantes. Com tais mudanças, o Estado procurou reorientar seu foco na busca da qualidade e eficiência dos serviços públicos, na participação do cidadão e no controle de resultados. Esta dissertação tem por objetivo analisar o programa Fala Salvador como um instrumento para boa governança do município de Salvador-Ba. Objetiva também identificar se tal programa constitui um recurso tecnológico de gestão para atendimento das demandas do cidadão e para a criação de indicadores de gestão. A pesquisa possui o caráter qualitativo, sendo de natureza descritiva e o método de procedimento foi o estudo de caso, por ser um tipo de investigação empírica que possibilita maior contextualização com o fenômeno estudado. Para obtenção dos resultados, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental e, em auxílio a essas, a realização de entrevista estruturada com o Ouvidor Geral do Município, gestor do programa Fala Salvador e com os Ouvidores Setoriais dos cinco órgãos mais demandados pela população. As funcionalidades do sistema oferecem uma visão do macroprocesso para o gerenciamento da cidade, além de permitir alimentar os indicadores estabelecidos. Contudo, para o aperfeiçoamento das ações municipais, é necessário estreitar ainda mais o relacionamento com o cidadão a partir de ações que o permitam avaliar o resultado final da prestação do serviço, de modo a aferir valor a sua percepção ao processo de atendimento da demanda como um todo. Por fim, espera-se que esta dissertação auxilie na prática da boa governança das instituições públicas, em especial as municipais, o universo científico-acadêmico, estudantes e demais pesquisadores na compreensão da prestação do serviço público e no engajamento e relacionamento com o cidadão, elemento importante do paradigma gerencial da administração pública.
Abstract: As a result of the administrative reforms that took place in Brazil in the early 1990s, with the result of the new public administration, it was possible to promote important changes in the State. With these changes, the State sought to refocus its focus on the quest for quality and efficiency of public services, citizen participation and control of results. This dissertation aims to analyze the Fala Salvador program as an instrument for good governance of the municipality of Salvador-Ba. It also aims to identify if such a program constitutes a technological management resource to meet the demands of the citizen and for the creation of management indicators. The research has a qualitative character, being of a descriptive nature and the procedure method was the case study, because it is a type of empirical investigation that allows greater contextualization with the phenomenon studied. To obtain the results, a bibliographical and documentary review was carried out and, in support of these, a structured interview with the General Ombudsman of the Municipality, manager of the Fala Salvador program and with the Sectorial Ombudsmen of the five organs most demanded by the population. The functionalities of the system offer a macroprocess vision for city management, besides allowing to feed the established indicators. However, in order to improve municipal actions, it is necessary to strengthen the relationship with the citizen by means of actions that allow him to evaluate the final result of the service provision, in order to assess the perception of the service demand process as value one all. Finally, it is expected that this dissertation will assist in the practice of good governance of public institutions, especially municipal, scientific-academic universe, students and other researchers in understanding the provision of public service and in the engagement and relationship with the citizen, important element of the managerial paradigm of public administration
Palavras-chave: Fala Salvador: um estudo da experiência da gestão pública municipal no relacionamento com o seu cidadão
Área(s) do CNPq: DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: Calmon, Adriana de Oliveira. Fala Salvador: um estudo da experiência da gestão pública municipal no relacionamento com o seu cidadão. 2017. 163 f. Dissertação ( Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS, Salvador, 2017 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/732
Data de defesa: 28-Abr-2017
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano
Desenvolvimento Regional e Urbano

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