Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/706
Tipo do documento: Dissertação
Título: Autonomia docente em educação a distância/ Luciane Scoto da Silva.
Autor: Silva, Luciane Scoto da
Primeiro orientador: Fialho, Sérgio Hage
Primeiro membro da banca: Fialho, Sérgio Hage
Segundo membro da banca: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Terceiro membro da banca: Fialho, Nádia Hage
Resumo: Esta dissertação, inclusa no debate sobre a educação a distância no ensino superior, tem como foco a autonomia docente em educação a distância. O objetivo deste trabalho é entender como o modelo dominante de organização do trabalho em educação a distância impacta a autonomia dos professores. Sustenta-se em pesquisa bibliográfica que dialoga com clássicos e contemporâneos autores. Discute-se a proletarização e a precarização do trabalho docente, sob a perspectiva do discurso teórico que envolve a divisão social do trabalho, a mais-valia e as condições do trabalho, e associa-se à autonomia profissional. Discute-se a polidocência e as configurações de tempo e espaço, características da EaD, e relaciona-se à autonomia pedagógica. Entende-se autonomia profissional e autonomia pedagógica e seus aspectos estruturantes, como dependentes. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada mediante questionários de perguntas semiabertas. Os sujeitos são os tutores virtuais de instituições de ensino superior públicas e privadas, que oferecem cursos de graduação na modalidade educação a distância. Os tutores desempenham atividades intrínsecas à função de professores, sendo considerados, portanto, docentes. Foi desenvolvido modelo de análise, que sustenta as categorias de análise diálogo, estrutura e condições de trabalho e seus respectivos indicadores. As categorias de análise foram desenvolvidas com base no estudo dos elementos que compõem o conceito de Distância Transacional e nos estudos sobre a proletarização do trabalho docente. O exame dos indicadores das concepções diálogo, estrutura e condições de trabalho, identificaram, de maneira geral, comprometimentos na interação entre tutores e alunos, impedimentos à flexibilidade dos cursos e condições de trabalho precarizadas, o que resulta em restrições à autonomia docente dos tutores.
Abstract: This dissertation, included in a discussion about distance education in the undergraduate education, focuses the docent autonomy in distance education. The purpose of this work is to understand how the dominant model of work organization in distance education impacts teacher´s autonomy. It´s sustained in bibliographic research that dialogues whit classics and contemporaries authors. It´s discussed the proletarianization and precariousness of the teaching work, from the perspective of the theoretical discourse that involves the labor’s social division, the surplus value and the labor’s condition, and it´s associated to professional autonomy. It´s discussed the polydocence and the time and space´s configuration, distance education´s characteristics, and it´s related to pedagogic autonomy. It´s understood professional autonomy and pedagogic autonomy and its structuring aspects, as dependent. It´s treated qualitative and exploratory research conducted through questionnaires of semi-open questions. The subjects are the virtual tutors of public and private undergraduate institutes, which offers undergraduate distance education course. The tutors perform activities intrinsic to the role of teacher, therefore considered teachers. An analyses model was developed, which sustains the categories of analysis dialogue, structure and working conditions and their respective indicators. The categories of analyses were developed based on the study of elements that make up the concept of Transactional Distance and in the studies about proletarianization of teaching work. The analyses of conception indicator dialogue, structure and work conditions identified, generally, a compromises in the interactions between tutors and students, impediments to course flexibility and precarious working conditions, which results in restrictions on the teaching autonomy of tutors.
Palavras-chave: Autonomia pedagógica docente. Autonomia profissional docente. Educação a distância.
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Silva, Luciane Scoto da. Autonomia docente em educação a distância/ Luciane Scoto da Silva.. 2019. 164 f. Dissertação( Mestrado em Administração) - UNIFACS, Salvador, 2019 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/706
Data de defesa: 31-Dez-2019
Aparece nas coleções:Administração
Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LUCIANE SCOTO DA SILVA.pdf1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.