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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os efeitos mercadológicos produzidos pela atuação das empresas nas plataformas da Web 2.0: um estudo de caso na PETVET.
Autor: Kalil, Mateus Oliveira
Primeiro orientador: Lopes, Sérgio Paulo Maravilhas
Primeiro membro da banca: Lopes, Sergio Paulo Maravilhas
Segundo membro da banca: Melo, Paulo Márcio da Silva
Terceiro membro da banca: Santos, Ernani Marques dos
Resumo: comportamento das pessoas nas plataformas digitais é cada vez mais fiel ao seu comportamento na vida real. Isso porque as gerações conhecidas como “digitais” estão em um contexto revolucionário, repleto de novas tecnologias, o que promove comportamentos bastante diferenciados se comparados com as gerações anteriores. A quantidade e a credibilidade dos compartilhamentos de informações na Internet cresceram e ganharam força no mercado, o que de forma natural possibilitam novas maneiras de interagir com os consumidores. A Web 2.0 surge como elemento fundamental para o rápido fluxo das informações na Internet, proporcionando uma nova maneira das empresas se comportarem diante deste cenário. Em um mercado dinâmico, tratar essas informações corretamente, aumentar a visibilidade da empresa no ambiente virtual e estender a interação com o consumidor pode proporcionar efeitos mercadológicos positivos. Diante desse cenário, o segmento de animais de estimação (pet) no Brasil não demonstrou sentir-se abalado com a crise nacional e de forma antagônica atingiu números notáveis. O trabalho pretende entender de que forma são utilizadas as ferramentas da Web 2.0 com efeitos mercadológicos em uma empresa do segmento de pet em Salvador. Para tal, foi feita uma pesquisa exploratória e qualitativa através de um estudo de caso simples na PETVET. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, observação direta não-participante e análise documental. O estudo apresenta o conceito da Web 2.0 e as formas de atuação de suas ferramentas, assim como o entendimento do comportamento da “geração digital” nessas plataformas e as atividades do marketing das empresas diante do contexto digital. Apesar das limitações na variedade de ferramentas digitais e a carência de dados do perfil da empresa no Facebook, foi possível perceber como o uso aperfeiçoado das ferramentas da Web 2.0 pode gerar efeitos mercadológicos relevantes para uma empresa de pequeno porte. Apesar dos resultados alcançados nesse trabalho, recomenda-se para futuras pesquisas trabalhar empresas de porte maior e que apresentem maior investimento na área de marketing digital.
Abstract: People's behavior on digital platforms is increasingly faithful to their behavior in real life. This is because the generations known as "digital" are in a revolutionary context, replete with new technologies, which promotes quite different behaviors compared to previous generations. The quantity and credibility of Internet information sharing has grown and gained momentum in the marketplace, which naturally enables new ways of interacting with consumers. Web 2.0 is a key element for the rapid flow of information on the Internet, providing a new way for businesses to behave in this scenario. In a dynamic market, dealing with this information correctly, increasing the visibility of the company in the virtual environment and extending the interaction with the consumer can provide positive marketing effects. Given this scenario, the pet (pet) segment in Brazil has not shown to be shaken by the national crisis and in an antagonistic way has reached remarkable numbers. The paper intends to understand how the Web 2.0 tools with market effects are used in a company of the pet segment in Salvador. For this, an exploratory and qualitative research was done through a simple case study in PETVET. Data were collected through semi-structured interviews, direct non-participant observation and documentary analysis. The study presents the concept of Web 2.0 and the ways in which its tools work, as well as the understanding of the behavior of the "digital generation" in these platforms and the marketing activities of the companies in the digital context. Despite limitations in the variety of digital tools and the lack of company profile data on Facebook, it was possible to see how improved use of Web 2.0 tools can generate relevant marketing effects for a small business. In spite of the results achieved in this work, it is recommended for future research to work with larger companies that present greater investments in the area of digital marketing.
Palavras-chave: Web 2.0. Geração digital. Marketing digital. Compartilhamento de informação.
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Kalil, Mateus Oliveira. Os efeitos mercadológicos produzidos pela atuação das empresas nas plataformas da Web 2.0: um estudo de caso na PETVET.. 2018. 104 f. Dissertação( Mestrado em Administração) - UNIFACS, Salvador, 2018 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/697
Data de defesa: 31-Dez-2018
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Administração

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