Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/20
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorto, Walter Accioly Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791978E9por
dc.contributor.advisor1Falcão, Izolda Rebouçaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700451E8por
dc.contributor.referee1Marback Neto, Guilhermept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781702E3#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee2Bernosik, Maria Helena da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:12Z-
dc.date.available2009-04-27pt_BR
dc.date.issued2006-10-26pt_BR
dc.identifier.citationPORTO, Walter Accioly Costa. A formação do administrador e a importância do pensamento matemático. 2006. 178 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/20-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objeto a prática pedagógica de disciplinas da área Matemática nos cursos de Administração, considerando a importância do desenvolvimento destas habilidades específicas para o futuro exercício deste Profissional, em instituições de ensino superior de Salvador, Bahia. Para a construção da problematização foram analisadas as exigências do mercado de trabalho e como se dá a relação universidade-empresa, neste caso, constituindo-se como Problema de pesquisa: A crescente exigência de habilidades gerenciais, em especial aquelas vinculadas ao desenvolvimento do pensamento matemático, vem tendo correspondência competente nos currículos e práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos de Administração? Para Fundamentação Teórica analisou-se o papel deste profissional na atualidade; a expansão destes cursos; o modelo das Competências; o Pensamento Matemático e sua importância na construção da competência Administrativa; as habilidades estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e a potencialidade daquelas decorrentes do pensamento matemático para as exigências da atualidade. O método de pesquisa empregado foi o Analítico Descritivo, por abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como sujeitos coordenadores de curso, docente, discentes e empresários. Como instrumentos para coleta de dados primários empregaram-se entrevista e teste de habilidades, e como fonte secundária foi efetuada Análise Documental dos projetos pedagógicos de cursos e de pesquisa de egressos. Após análise das falas e do resultado do teste de habilidades foi feito o cruzamento dos resultados, por onde se conclui que as instituições de ensino superior estão desconectadas das exigências do mercado de trabalho, incapazes, portanto, de preparar seu egresso da forma demandada na atualidade. Constatou-se que essas instituições não conseguem traduzir em ação, o que estabelecem nos projetos pedagógicos de curso, documentos estes que cumprem papel protocolar nas organizações. Verificou-se, ainda, que os professores e coordenadores não possuem formação pedagógica capaz de habilitá-los a planejar as atividades que efetivam, nem desenvolver as necessárias habilidades do pensamento matemático, pois os conteúdos desta área são inadequados para as altas habilidades fundamentais ao administrador. Além disso, percebeu-se que as instituições de ensino superior não desenvolvem as posturas comportamentais requeridas pela empresa atual.por
dc.description.abstractThe present work has as its study-object the pedagogical practice of math related subjects in Business Management courses. Thus, it was taken into consideration the importance of developing this specific skill in the future career of this professional in Higher Education Institutions of Salvador, Bahia. In order to construct the Problematization, it were analyzed both the market needs and the university-organization relation, reaching the following research problem: the increasing need of managing skills, specially the ones associated to the Math-thinking development, are corresponding to competent curricula and to the pedagogical practices developed in the Business Management Courses? As for the Theoretical Basis, it were analyzed: the professional s role at the present time; the Business Management Courses expansion; the Competency Model; the Mathematical Thought and its importance to the Management competency construction; the skills established by the National Curricula Directrix and potential skills derived from the mathematical thought to the needs of the present time. It was employed the Analytical-Descriptive research method, with a qualitative and quantitative approach, having as its agents: the Business Management Courses coordinators, teachers, students and businessmen. As for primary-data collection instruments, it were used: an interview and a diagnostic skills test, and as for the secondary-data collection, it was done documental analysis of the Business Management Courses pedagogical projects and of the existing alumni research. After done the speech analysis and checked the results of the diagnostic skills test the produced information was intersected. The results show that: the Higher Education Institutions are some how disconnected from the market needs, being, incapable, than, to prepare its alumni to the present time demands. It was seen that, these Institutions do not know how to translate into action what is established in their courses pedagogical projects documents that have a fundamental role to the organizations. It was also verified that, both teachers and coordinators do not have a pedagogical formation that allows them to plan effective activities, nor develop the necessary mathematical thought skills, for this area s subject matter are inadequate to the high fundamental skills of the manager and the Higher Education Institutions do not develop the behavior attitudes required by the present organization.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ficha catalografica - Walter Porto Mestrado Administracao.pdf: 15021 bytes, checksum: 6e449b9e4afb3d914bd2d07b70665484 (MD5) Previous issue date: 2006-10-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/443/Ficha%20catalografica%20-%20Walter%20Porto%20Mestrado%20Administracao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPensamento Matemáticopor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectExigências do mercado de trabalhopor
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectMathematical Thoughtseng
dc.subjectPedagogical Practiceseng
dc.subjectCompetencyeng
dc.subjectHigher Education Institutionseng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectMarket needseng
dc.subjectNational Curricula Directrixeng
dc.subjectMathematics.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA formação do administrador e a importância do pensamento matemáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ficha catalografica - Walter Porto Mestrado Administracao.pdf14,67 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.