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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores que potencializam ou limitam o alcance dos resultados acordados entre concessionária de rodovias e agência reguladora: um estudo na Concessionária Viabahia.
Autor: Santos, Daisy Lima de Souza
Primeiro orientador: Fadul, Élvia Mirian Cavalcanti
Primeiro membro da banca: Fadul, Élvia Mirian Cavalcanti
Segundo membro da banca: Silva, Lindomar Pinto da
Terceiro membro da banca: Fernandes, Antônio Sergio Araújo
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar os fatores que potencializam ou limitam o alcance dos resultados acordados entre uma concessionária de serviços públicos e governo, tomando como base as dimensões de análise organizacional: estrutura, estratégia, ambiente organizacional e dimensão financeira de Bastos e Loiola (2004). Os dados foram coletados através de entrevista, questionário e análise documental. As entrevistas foram aplicadas aos diretores e gestores da concessionária de rodovias Viabahia, os questionários foram aplicados aos usuários da rodovia, enquanto que a análise documental foi realizada no contrato de concessão e documentos da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Os dados foram coletados entre os meses de agosto e dezembro de 2017. Foi realizada análise de conteúdo de forma qualitativa (BARDIN, 2011), utilizando as dimensões de análise organizacional como categorias a priori. A pesquisa caracteriza-se como explicativa. Para avaliar o cumprimento do contrato entre concessionária e governo, foram utilizados os padrões de desempenho trabalhos iniciais, recuperação, monitoração, conservação, duplicação, implantação de passarelas de pedestres, outras melhorias, gestão ambiental do sistema rodoviário, sistemas de atendimento aos usuários e nível de satisfação dos clientes. Em primeiro lugar, destaca-se que dos padrões de desempenho analisados, apenas a Recuperação, duplicação e outras melhorias na rodovia além do melhor nível de satisfação do usuário não foram cumpridos pela concessionária. No que se refere aos fatores que limitam o cumprimento do acordo, destacam-se: na dimensão estratégia, a falta de um modelo formal; na dimensão financeira, falta de liberação de financiamentos, baixo valor da tarifa e falta da revisão quinquenal; na dimensão ambiental, a relação com o BNDES e a falta de capacidade técnica da ANTT; na dimensão estrutura, a falta de um modelo formal de gestão e a competência dos funcionários focada nos aspectos comportamentais. Por outro lado, os fatores que potencializam o cumprimento dos acordos destacam-se: na dimensão estratégia, a administração por objetivos; na dimensão financeira, a divisão de orçamento entre os setores; na dimensão ambiente organizacional, a relação com acionistas e demais stakeholders; na dimensão estrutura, a descentralização e autonomia para tomada de decisão dos gestores. A principal contribuição desse trabalho é identificar os fatores que colocam em risco a continuidade da concessão e consequentemente da prestação de um serviço público. Com isso, alertar o poder público de modo a atentar para maior fiscalização da capacidade de gestão da concessionária e ao mesmo tempo, agir sobre os órgãos estatais (BNDES e ANTT) no sentido de atuarem de acordo com o contrato para não inviabilizar a concessão. Outra contribuição é identificar pontos falhos que podem ser úteis na melhoria do próprio desempenho da concessionária. Como contribuição para academia tem-se a aplicação de uma pesquisa sobre as dimensões de análise organizacional aplicadas a uma concessionária de rodovias. Recomenda-se para futuras pesquisas ouvir a ANTT e o BNDES. Recomenda-se também, analisar capacidade de investimento das concessionárias, tipo do contrato, período em que foi concedida a rodovia e região geográfica.
Abstract: The present study had the objective of evaluating the factors that potentiate or limit the achievement of the agreed results between a utility and government concessionaire, based on the organizational analysis dimensions: structure, strategy, organizational environment and financial dimension of Bastos and Loiola (2004). Data were collected through interview, questionnaire and documentary analysis. The interviews were applied to the directors and managers of the Viabahia highway concessionaire, the questionnaires were applied to highway users, while the documentary analysis was carried out in the concession contract and documents of the National Land Transport Agency (ANTT). Data were collected between August and December 2017. Content analysis was carried out in a qualitative way (BARDIN, 2011), using the organizational analysis dimensions as a priori categories. The research is characterized as explanatory. In order to evaluate the performance of the contract between the concessionaire and the government, the initial work performance standards, recovery, monitoring, conservation, duplication, implementation of pedestrian walkways, other improvements, environmental management of the road system, of customer satisfaction. In the first place, it is highlighted that of the performance standards analyzed, only the Recovery, duplication and other improvements in the highway beyond the best level of user satisfaction were not fulfilled by the concessionaire. Regarding the factors that limit compliance with the agreement, the following stand out: in the strategic dimension, the lack of a formal model; in the financial dimension, lack of funding release, low tariff value and lack of the five-year review; in the environmental dimension, the relationship with the BNDES and the lack of technical capacity of ANTT; in the structure dimension, the lack of a formal management model and the competence of the employees focused on the behavioral aspects. On the other hand, the factors that potentiate the fulfillment of the agreements stand out: in the strategic dimension, the administration by objectives; in the financial dimension, the division of budget among sectors; in the organizational environment dimension, the relationship with shareholders and other stakeholder; in the structure dimension, the decentralization and autonomy for the decision-making of the managers. The main contribution of this work is to identify the factors that jeopardize the continuity of the concession and consequently the provision of a public service. With this, to alert the public power in order to attempt to better control the management capacity of the concessionaire and at the same time, act on the state organs (BNDES and ANTT) in order to act according to the contract in order not to make the concession unfeasible. Another contribution is to identify flaws that may be useful in improving the utility's own performance. As a contribution to the academy we have applied a research on the dimensions of organizational analysis applied to a highway concessionaire. It is recommended for future surveys to listen to ANTT and BNDES. It is also recommended to analyze the investment capacity of the concessionaires, the type of contract, the period in which the highway and geographic region were granted.
Palavras-chave: Concessão. Rodovias. Dimensões organizacionais.
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Santos, Daisy Lima de Souza. Fatores que potencializam ou limitam o alcance dos resultados acordados entre concessionária de rodovias e agência reguladora: um estudo na Concessionária Viabahia.. 2018. 107 f. Dissertação( Mestrado em Administração) - UNIFACS, Salvador, 2018 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/694
Data de defesa: 26-Mar-2018
Appears in Collections:Administração
Administração

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