Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/517
Tipo do documento: Dissertação
Título: A gestão estratégica de franquias: uma análise do modelo de negócios de quatro empresas do segmento de alimentação na cidade de Salvador
Autor: GUEDES, Flávia Cristiana Sandes
Primeiro orientador: MONTEIRO, Augusto de Oliveira
Primeiro membro da banca: BARROS, Manoel Joaquim Fernandes de
Segundo membro da banca: BARRETO, Maria da Graça Pitiá
Resumo: Este trabalho tem como propósito investigar a efetividade do modelo de negócios utilizado pelo sistema de franchising. Possui como objetivo geral estudar o estabelecimento de novos negócios sob o modelo de franquias e seus fatores de êxito. Ademais, busca-se de maneira mais específica, analisar o perfil, a motivação e as dificuldades do franqueado bem como os processos gerenciais e os resultados alcançados sob a ótica de aquisição de franquias. Inclui-se neste estudo a análise dos indicadores de desempenho, considerados como críticos de sucesso. A metodologia presente neste estudo mostrou-se como adequada quando o foco está nos fenômenos contemporâneos, inseridos em situações da vida real. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado, enviado por e-mail e aplicado através de uma entrevista com os franqueados das respectivas empresas. A análise dos dados é realizada de forma predominantemente qualitativa e os resultados deste trabalho, através do referencial teórico, sugeriram uma relação entre a teoria e a prática na gestão de franquias. Dentro desse contexto, foi possível identificar os fatores mais significativos para a obtenção de êxito, considerando a utilização de um modelo de negócio previamente testado.
Abstract: This work aims to investigate the effectiveness of the business model used by the franchising system. The general aim is study the establishment of the new business under the franchise model and its success factors. Moreover, more specifically, this work clarify the profile, motivation and difficulties of the franchisee as well as the management processes and results from the perspective of acquiring franchises. The results of this work include the performance indicators considered as critical for the success. Our methodology showed to be appropriate to investigate a context in which the focus is on contemporary phenomena in real-life situations. As an instrument of data acquisition, we used a structured questionnaire sent by e- mail and applied through an interview with franchisees of their respective companies. Data analysis is perform in a qualitative way and the results of this work, through the theoretical framework, showed to present the relationship between theory and the practice in the management of franchises. Within this context, this work is able to verify which the most significant factors for achieving success, considering the use of a business model previously tested.
Palavras-chave: Sistema de Franchising
Modelo de Negócios
Relação Franqueado Franqueador
Análise de Desempenho
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: GUEDES, Flávia Cristiana Sandes. A gestão estratégica de franquias: uma análise do modelo de negócios de quatro empresas do segmento de alimentação na cidade de Salvador. 2013. 114p. Dissertação (Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/517
Data de defesa: 18-Set-2013
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao FLÁVIA CRISTIANA SANDES GUEDES.pdfDissertacao FLÁVIA CRISTIANA SANDES GUEDES696,68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.