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Tipo do documento: Dissertação
Título: As políticas educacionais brasileiras para surdos e suas influências no desenvolvimento da cidadania: um estudo de caso no Centro de Capacitação de Profissionais de Educação Wílson Lins-CAS - Ba em Salvador
Autor: Souza, Elzeni Bahia Gois de
Primeiro orientador: Mello, Márcia M. Couto
Primeiro membro da banca: Mello, Márcia M. Couto
Segundo membro da banca: Barbosa, Renato Reis
Terceiro membro da banca: Souza, Verônica dos Reis Mariano
Resumo: Vislumbrando colaborar com o desenvolvimento do empoderamento e autonomia de pessoas surdas na cidade de Salvador, o presente estudo investigou as políticas educacionais brasileiras para surdos a partir de 1992 e sua influência na educação dos egressos do CAS-BA. O objetivo foi analisar os reflexos dessas políticas na trajetória da educação escolar de um grupo de dez surdos egressos do CAS-BA, verificando sua possível contribuição para a formação da cidadania. A estratégia teórico-metodológica, foi o estudo de caso histórico de caráter qualitativo, interdisciplinar e exploratório, por perceber a sua compatibilidade com a complexidade da problemática investigada. O campo empírico foi o Centro de Capacitação de Profissionais de Educação - CAS-BA, mais conhecido como CAS Wílson Lins. Embora tenha sido necessário situar historicamente a referida instituição desde a sua gênese em 1959, o recorte temporal foi definido entre 1992 e 2006: o primeiro, diz respeito ao ano de implantação da UE no endereço atual, e o último, um ano após o Decreto Federal 5.626/05 que regulamentou o bilinguismo para surdos no Brasil. Foram ao todo, 13 sujeitos investigados: dez egressos da referida instituição, dois docentes e a gestora. Quanto ao entendimento e à comunicação com os surdos, contou-se voluntariado de quatro intérpretes da LIBRAS. Elas foram mediadoras na efetivação das respostas ao questionário semiestruturado, o principal instrumento de investigação. Além disso, foi realizada entrevista complementar e observação simples. Os achados no campo empírico foram analisados sob os fundamentados da legislação destinada à educação escolar dessa população e o referencial teórico adotado. Os resultados levam a inferir que, mesmo contando com considerável aparato legal e, com alguns avanços conquistados, a baixa efetividade das políticas de educação; as pobrezas política e material, além da pouca participação social, ainda são sérios obstáculos ao alcance da acessibilidade linguística e do exercício da cidadania os egressos dessa UE. Urge, portanto, a maior investimento em novas pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de uma educação de qualidade à população surda.
Abstract: Seeking to collaborate with the development of the empowerment and autonomy of deaf people in the city of Salvador, the present study investigated the Brazilian educational policies from 1992 and its influence on education of the learners of Training Center for Education Professionals, Bahia, Brazil. The aim of this study was to analyze the reflections on these policies in the trajectory of the schooling of a group of ten deaf learners of Training Center for Education Professionals, Bahia, Brazil, checking their possible contribution to the formation of their citizenship. The theoretical-methodological strategy was the historical case study of a qualitative, interdisciplinary and exploratory character, due to its compatibility with the complexity of the problem investigated. The empirical field was the Training Center for Education Professionals - CAS-Bahia-Brazil, better known as Wílson Lins CAS. Although it has been necessary to situate this institution historically since its genesis in 1959, the temporal cut was defined between 1992 and 2006: the first one refers to the year of CAS-BA deployment at the current address, and the last one, a year after the 5,626 / 05 Federal Decree, which regulated bilingualism for the deaf people in Brazil. A total of 13 subjects were investigated: ten learners of this institution, two teachers, and the manager. Regarding understanding and communication with the deaf people, volunteers from four interpreters of Brazilian Sign Language were counted. They were the mediators and responsible for the implementation of the answers to the semi-structured questionnaire, the main research instrument. In addition, a complementary interview and simple observation were performed. The findings in the empirical field were analyzed under the foundations of the legislation destined to the schooling of this population and the theoretical referential adopted. The results lead us to infer that, despite having a considerable legal apparatus, and some advances, the low effectiveness of educational policies, political and material poverty, in addition to the low social participation, are still serious obstacles for reaching the linguistic accessibility and exercise of citizenship for learners of this CAS-BA. Therefore, it urges greater investment in new researches that contribute to the development of quality education to the deaf population.
Palavras-chave: Cidadania. Educação escolar. Políticas educacionais. Surdos.
Área(s) do CNPq: DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: Souza, Elzeni Bahia Gois de. As políticas educacionais brasileiras para surdos e suas influências no desenvolvimento da cidadania: um estudo de caso no Centro de Capacitação de Profissionais de Educação Wílson Lins-CAS - Ba em Salvador. 2017. 191 f. Dissertação( Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS, Salvador, 2017 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/730
Data de defesa: 21-Mar-2017
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

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