Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorScaldaferri, Valdinéia Araujo-
dc.contributor.advisor1Fialho, Sérgio Hage-
dc.contributor.referee1Fialho, Sérgio Hage-
dc.contributor.referee2Barros, Manoel Joaquim Fernandes de-
dc.contributor.referee3Souza, Lanara Guimarães-
dc.date.accessioned2021-05-27T21:46:02Z-
dc.date.issued2018-12-31-
dc.identifier.citationScaldaferri, Valdinéia Araujo. Fatores influentes no desempenho pedagógico das escolas públicas municipais de Salvador. 2018. 148 f. Dissertação( Mestrado em Administração) - UNUFACS, Salvador, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/702-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar fatores que possam ser críticos para a gestão do desempenho das escolas públicas da rede municipal de Salvador. Gestão de uma organização peculiar, atravessada por muitos desafios de diversas ordens (social, política, econômica, familiar e nas formas de produção do trabalho), que repercutem diretamente no desempenho pedagógico da escola. A partir de uma abordagem metodológica que envolveu dois níveis de análise, sendo o primeiro, tratado de forma quantitativa, tratado por um modelo de regressão múltipla aplicado a um conjunto de indicadores educacionais desenvolvidos pelo INEP, postos em relação com o IDEB das escolas públicas de ensino fundamental da rede municipal de Salvador. Nesse nível de análise, objetivou-se analisar os fatores externos às práticas de gestão adotadas internamente na escola. No segundo nível, que se utilizou do método qualitativo, apoiou-se em pesquisa realizada junto ao conjunto de gestores escolares da regional Cabula da rede municipal de Salvador, com o objetivo de identificar características das práticas internas dos diretores, sob a perspectiva do das dimensões da Gestão Escolar propostas por Luck (2009). Os resultados da regressão com as escolas de Salvador demonstraram que existe uma relação significativa entre o índice de esforço docente (IED), a taxa de distorção idade – série (TDI) e o resultado do IDEB das escolas da rede. Por sua vez, a investigação que relacionou qualitativamente os procedimentos de gestão dos diretores das escolas da regional Cabula com os resultados do IDEB, revelou indícios de conexão entre práticas participativas de gestão, articulação sistemática com a comunidade local e o desempenho expresso pelo IDEB. Propõe-se uma continuidade dos estudos, utilizando novas técnicas de pesquisa, com outros delineamentos metodológicos.por
dc.description.abstractThe present work had as objective to investigate factors that may be critical for the management of the performance of the public schools of the municipal network of Salvador. Management of a peculiar organization, crossed by many challenges of various orders (social, political, economic, family and forms of work production), which directly affect the pedagogical performance of the school. Based on a methodological approach that involved two levels of analysis, the first one, treated in a quantitative way, was treated by a multiple regression model applied to a set of educational indicators developed by INEP, placed in relation to the IDEB of the public schools of primary education of the municipal network of Salvador. At this level of analysis, the objective was to analyze the external factors to the management practices adopted internally in the school. In the second level, using the qualitative method, it was based on a survey carried out with the group of school administrators of the Cabula regional school of the municipal network of Salvador, with the objective of identifying characteristics of the internal practices of the directors, from the perspective of the dimensions of School Management proposed by Luck (2009). The results of the regression with Salvador 's schools showed that there is a significant relationship between teacher effort index (FDI), age - grade distortion rate (TDI), and net - schools' IDEB results. On the other hand, the research that qualitatively related the management procedures of the directors of the Cabula regional schools with the results of the IDEB revealed signs of a connection between participatory management practices, systematic articulation with the local community and the performance expressed by the IDEB. It is proposed a continuity of studies, using new research techniques, with other methodological delineations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2021-05-27T21:46:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao VALDINÉIA ARAÚJO SCALDAFERRI.pdf: 1965528 bytes, checksum: 3b3e880ce2cd0f5c0caad5e2b6e40316 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-27T21:46:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao VALDINÉIA ARAÚJO SCALDAFERRI.pdf: 1965528 bytes, checksum: 3b3e880ce2cd0f5c0caad5e2b6e40316 (MD5) Previous issue date: 2018-12-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão Escolar. Indicadores e Desempenho Educacional.por
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleFatores influentes no desempenho pedagógico das escolas públicas municipais de Salvadorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao VALDINÉIA ARAÚJO SCALDAFERRI.pdf1,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.