Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOUVEIA FILHO, Antonio Carlos de Almeida-
dc.contributor.advisor1GOMES, Carlos Alberto da Costa-
dc.contributor.referee1BOAVENTURA, Edivaldo Machado-
dc.contributor.referee2NUNES, Eduardo José Fernandes-
dc.date.accessioned2017-07-01T19:48:52Z-
dc.date.issued2015-08-24-
dc.identifier.citationGOUVEIA FILHO, Antonio Carlos de Almeida. A educação à distância e os impactos sobre o desempenho social da universidade. 2015. 109f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2015.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/443-
dc.description.resumoA presente pesquisa evidencia questões estruturantes para reflexão sobre os modelos de Educação a distância que vêm sendo praticados, assim como a reflexão sobre o desempenho social da Universidade diante deste contexto. A pesquisa objetiva uma articulação destas reflexões sobre o papel da Universidade e os programas desenvolvidos na modalidade de Educação a Distância, compreendendo estes como importantes estratégias de formação profissional para regiões em que os Campi de formação presencial não se fazem possíveis, além das contribuições sobre inovação e novas tecnologias que advém dos processos educativos mediados pela WEB. A metodologia de pesquisa se insere no paradigma da abordagem qualitativa. O universo da investigação é constituído por 15 sujeitos egressos de cursos ofertados na modalidade EAD, através da aplicação de um questionário, alcançando os resultados pelo critério da saturação, e a análise dos dados obtidos desenvolvida no contexto do método sociológico. A evidência é que os cursos de graduação ofertados na modalidade EAD impulsionam a Universidade para uma reflexão sobre o seu próprio papel, diante das transformações nos meios de acesso à informação e construção do conhecimento, além da sua identidade enquanto instituição social.por
dc.description.abstractThis present research evidences structural questions for reflection on the models of Distance Education that have been practiced, as well as reflection on the role of the university in front of this context. The research suggests an articulation of these reflections on the role of the university and the programs developed in the Distance Education modality, comprising these as important strategies of professional formation for regions where Campi of presential formation are not possible, in addition to contributions on innovation and new technologies that comes of educational processes mediated by WEB. The research methodology fits into the paradigm of qualitative methodology. The universe of this research consists of 15 individuals egress on courses offered in distance learning modality through the application of a questionnaire and reaching its results by the criterion of saturation and data analysis developed in the context of sociological method. The evidence is that the graduation courses offered in distance learning modality propels the university to a reflection on their own role in face of the changes in the means of access to information and the construction of knowledgement in addition to their identity as a social institution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-07-01T19:48:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mestrado ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA GOUVEIA FILHO.pdf: 1445364 bytes, checksum: 0a8919175317437e91ae4e369b6b3595 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-01T19:48:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mestrado ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA GOUVEIA FILHO.pdf: 1445364 bytes, checksum: 0a8919175317437e91ae4e369b6b3595 (MD5) Previous issue date: 2015-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectUniversidade – Graduaçãopor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectFormação acadêmicapor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA educação à distância e os impactos sobre o desempenho social da universidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Mestrado ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA GOUVEIA FILHO.pdfDissertação Mestrado ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA GOUVEIA FILHO1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.