Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/431
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O filme de animação no ensino de Administração: uma análise do filme Monstros S.A |
Título(s) alternativo(s): | The animated film in management education: an analysis of the film Monsters INC. |
Autor: | MIRANDA, Ederval Marques |
Primeiro orientador: | Rodriguez, Vanessa Brasil C. |
Primeiro membro da banca: | Albuquerque, Carlos Francisco Linhares de |
Segundo membro da banca: | Barros, Manoel Joaquim Fernandes de |
Terceiro membro da banca: | Silva, Lindomar Pinto da |
Resumo: | A dissertação analisa o cinema para o ensino da análise organizacional com o uso de metáforas expressas no enredo do filme de animação Monstros S.A. O filme tem como principal característica uma abordagem voltada para o cotidiano organizacional. O trabalho está dividido em: marco teórico, que aborda a aprendizagem em Administração e o uso da arte e do cinema para o ensino desta área do conhecimento; Cultura Organizacional como conceito norteador para a análise; o cinema de animação e a identificação do homem pelas imagens. A metodologia utilizada foi o método qualitativo com base em estudo teórico e exploratório junto com os conceitos de metáfora e linguagem cinematográfica. A análise foi realizada a partir dos conceitos metodológicos unidos com a revisão de literatura, na qual a metáfora norteou as conclusões. Constatou-se a partir desta experiência de análise que é possível oferecer novas maneiras de ensino em Administração, cuja arte do filme de animação, como um recurso de ensino, pode agregar aos conceitos organizacionais ao oferecer uma nova ótica para esta área do conhecimento. |
Abstract: | The dissertation examines the film for organizational analysis teaching with the use of metaphors expressed in the plot of the animated film Monsters, Inc. The film's main characteristic is an approach focused on the organizational routine. The work is divided into: a theoretical framework that addresses the learning management and the use of art and cinema for teaching this area of knowledge; Organizational Culture as a guiding concept for the analysis; the animated film and the man’s identification by the images. The methodology used was a qualitative method based on theoretical and exploratory study along with the concepts of metaphor and cinematic language. The analysis was made from the methodological concepts united with the literature review, in which the metaphor has guided the conclusions. It was verified from this analysis experience that it is possible to offer new ways of teaching in Administration, whose art of animated film, as a teaching resource, might aggregate to organizational concepts when offering a new perspective for this area of knowledge. |
Palavras-chave: | Administração Filme de Animação Cultura Organizacional Metáfora |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Administração |
Programa: | Administração |
Citação: | MIRANDA, Ederval Marques. O filme de animação no ensino de Administração: uma análise do filme Monstros S.A. 2014. 134 f.il. Dissertação (Administração)- UNIFACS Universidade Salvador,Salvador, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/431 |
Data de defesa: | 21-Out-2014 |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação EDERVAL MARQUES MIRANDA (2).pdf | Dissertação EDERVAL MARQUES MIRANDA | 4,33 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.