Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/128
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem organizacional e formação de gestores: um estudo de caso na Braskem |
Autor: | Almeida, Neylla Carolina Pamponet de |
Primeiro orientador: | Souza-silva, Jader Cristino de |
Primeiro membro da banca: | Santos, Luiz Carlos dos |
Segundo membro da banca: | Braga, Thaiz Silveira |
Resumo: | O ambiente empresarial vem sendo marcado pela crescente instabilidade e complexidade. Nesse sentido, a aprendizagem organizacional torna-se estratégica para as organizações que almejam obter vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Outra questão igualmente importante refere-se ao processo de formação gerencial, tendo em vista que os gestores são elementos-chave na administração do processo produtivo. Sob tal perspectiva, esse estudo tem como propósito analisar como ocorre o processo de formação de gestores na Braskem S.A. A abordagem da pesquisa empírica foi, fundamentalmente, exploratória qualitativa, tendo sido adotado o estudo de caso simples e a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC), visando à interpretação dos achados obtidos a partir de entrevistas, observações diretas e análise de documentos. Como resultado, verificou-se que, na Braskem, o processo de formação gerencial ocorre, principalmente, a partir da perspectiva sócio-prática da aprendizagem, isto é, das interações sócio-relacionais e do compartilhamento de conhecimentos e experiências no próprio contexto de trabalho. Além disso, observou-se que a mentoria é amplamente adotada na organização como forma de criação e disseminação de conhecimentos, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento de novas competências gerenciais. Outro aspecto relevante refere-se a não observância de comunidades de prática na empresa, embora a cultura organizacional favoreça o surgimento dessas estruturas sociais. |
Palavras-chave: | Aprendizagem organizacional Competências gerenciais Formação de Gestores Perspectiva sócio-prática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Citação: | ALMEIDA, Neylla Carolina Pamponet de. Aprendizagem organizacional e formação de gestores: um estudo de caso na Braskem. 2011. 152 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/128 |
Data de defesa: | 21-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao NEYLLA CAROLINA PAMPONET DE ALMEIDA.pdf | 957,06 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.