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dc.creatorJesus, Alda Resende Pereira Borges dept_BR
dc.contributor.advisor1Fialho, Sérgiopt_BR
dc.contributor.referee1Bisneto, José Pereira Mascarenhaspt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790504Y4por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:35Z-
dc.date.available2013-08-19pt_BR
dc.date.issued2011-07-29pt_BR
dc.identifier.citationJESUS, Alda Resende Pereira Borges de. Mudança organizacional na administração pública federal: uma análise da reorganização administrativa das Escolas Agrotécnicas Federais da Bahia. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2011.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/93-
dc.description.resumoEste estudo investiga quais foram os principais impactos que a transformação das Escolas Agrotécnicas Federais da Bahia em Instituto Federal Baiano vem trazendo para a gestão administrativa destas Instituições. Os objetivos específicos compreendem: (1) identificar as principais dimensões para análise de resultados da reforma das EAFs da Bahia considerando a literatura teórica relacionada à Mudança Organizacional, à literatura relacionada à Reforma Gerencial de 1995 no Brasil e a Lei nº 11.892/2008, que introduziu a reforma, e (2) analisar os impactos ocorridos na gestão das EAFs, a partir da percepção do público interno e dos gestores. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma Instituição Federal de Ensino, autarquia federal brasileira, e seus campi que eram, antes da mudança, escolas isoladas de ensino médio - Escolas Agrotécnicas Federais do Estado da Bahia. A coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a 47 colaboradores representativos de 3 categorias funcionais: técnicos administrativos, docentes e gestores. Os dados quantitativos foram tratados e tabulados utilizando o software SPSS - Statistical Package for Social Sciences 15.0 for Window. Entre os resultados mais representativos da pesquisa, destacam-se: (1) o fenômeno pode ser caracterizado como uma mudança planejada e há alteração nos componentes organizacionais: pessoas, trabalho e estrutura formal; (2) as pessoas respondentes identificam a importância e a necessidade da implementação da mudança; (3) a percepção de ampliação das vagas nos cursos existentes e de ampliação do número de cursos oferecidos foram reconhecidas pelos servidores como positivas; (4) há certo grau de descompasso entre a expectativa dos servidores e as ações práticas adotadas pela gestão; (5) a autonomia da organização em relação ao Ministério foi avaliada mais positivamente que a autonomia entre as unidades e a gestão central do Instituto.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao ALDA RESENDE PEREIRA BORGES DE JESUS.pdf: 1147057 bytes, checksum: c25a20a9c41b2b4306c65cd25eb06106 (MD5) Previous issue date: 2011-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/597/Dissertacao%20ALDA%20RESENDE%20PEREIRA%20BORGES%20DE%20JESUS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMudança Organizacionalpor
dc.subjectEscola Agrotécnicas Federaispor
dc.subjectReforma Gerenciapor
dc.subjectLei 11.892/2008por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.titleMudança organizacional na administração pública federal: uma análise da reorganização administrativa das Escolas Agrotécnicas Federais da Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
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