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http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/882
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os impactos da educação: perfil socioeconômico dos jovens egressos do ensino médio |
Autor: | Santos, Gilvanete Francisca Gomes dos |
Primeiro orientador: | Mesquita, Luiz Fernando Quintanilha de |
Primeiro membro da banca: | Mesquita, Luiz Fernando Quintanilha de |
Segundo membro da banca: | Souza, José Gileá de |
Terceiro membro da banca: | Almeida, Daniel Manzoni de |
Resumo: | O percurso de vida dos sujeitos perpassa pela associação dos símbolos e marcas dos lugares, instituindo um movimento de aprendizagens interacionais a partir do trânsito entre os espaços. Esta dissertação analisa o entrelaçamento de experiências entre as pessoas é mobilizado pelo entendimento da Educação como elemento transformador e/ou transversal do desenvolvimento nas abordagens humana, como liberdade e sustentável. Assim, o fenômeno observado da mobilidade urbana juventude-Centro para cursar o Ensino Médio determinou a questão central desta pesquisa: Quais os impactos da Educação no perfil socioeconômico dos jovens egressos do Colégio Estadual Senhor do Bonfim (CESB)? O objetivo foi analisar os impactos da Educação no perfil socioeconômico dos jovens egressos que vieram de diferentes bairros para estudar no Centro, no Colégio Estadual Senhor do Bonfim (CESB), nos anos de 2017 a 2019. Ao que consiste as categorias de pesquisa, baseia-se no lastro teórico que versam sobre o valor econômico da Educação relacionada à teoria do capital humano (SCHULTZ, 1973b), no entendimento conceitual de crescimento econômico e desenvolvimento humano, como liberdade e sustentável (SOUZA, 2018; SACHS, 2016; SEN, 2000), na utopia possível do trabalho como princípio educativo (FRIGOTTO, 2001, 2016; NOSELLA, 2015; FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005), na formação no presente com a perspectiva de futuro (MORIN, 2003, 2011); naquilo que mascara a autonomia escolar (BORDIEU; PASSERON, 1992); nas áreas de segregação socioespacial de Salvador (CARVALHO; PEREIRA, 2014; SANTOS, 1999, 2008); nos territórios e espaços vividos (HAESBAERT, 2002). A abordagem escolhida ancora-se no método Qualitativa-quantitativa (quali-quanti). No aspecto procedimental, mergulha na perspectiva do Estudo de Caso (YIN, 2014). Como resultados, os egressos reconhecem que não foram preparados para o mercado de trabalho, apesar de muitos exercerem atividade laboral desde o início do Ensino Médio, seja como menor aprendiz seja por contratos instáveis. O desemprego atinge a maioria dos jovens da amostra e mesmo quem elevou a escolaridade recebe baixos rendimentos. Entretanto, percebe-se que a mobilidade identificada dos bairros para o Centro trouxe significativas experiências para o jovem egresso que segue sua trajetória acreditando na perspectiva do desenvolvimento pleno a partir da Educação |
Abstract: | The subjects' life path goes through the association of symbols and marks of places, instituting a movement of interactional learning based on the transit between spaces. This intertwining of experiences among people is mobilized by the understanding of education as a transformative and/or transversal element of human development, freedom, and sustainable approaches. Thus, the phenomenon observed of urban mobility between young people and the city center to attend High School determined the central question of this research: What are the impacts of Education on the socioeconomic profile of young people graduates from Colégio Estadual Senhor do Bonfim (CESB)? The aim of this research was to analyze the impacts of Education on the socioeconomic profile of young graduates who came from different neighborhoods to study in the Center, at Colégio Estadual Senhor do Bonfim (CESB), in the years 2017 to 2019. As far as the research categories consist of the theoretical basis that deals with the economic value of Education related to the theory of human capital (SCHULTZ, 1973b), in the conceptual understanding of economic growth and human development, as freedom and sustainable (SOUZA, 2018; SACHS, 2016; SEN, 2000), in the possible utopia of work as an educational principle (FRIGOTTO, 2001, 2016; NOSELLA, 2015; FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005), in the formation in the present with the perspective of the future (MORIN, 2003, 2018); in what masks school autonomy (BORDIEU ; PASSERON, 1992); in the areas of socio-spatial segregation in Salvador (CARVALHO; PEREIRA, 2014; SANTOS, 1999, 2008); in the territories and lived spaces (HAESBAERT, 2002). The chosen approach is based on the Qualitative-quantitative (quali-quanti) method. In the procedural aspect, it immerse into the perspective of the Case Study (YIN, 2014). As a result, the graduates recognize that they were not well prepared for the job market, despite the fact that many of them have been working since the beginning of high school, either as a minor apprentice or under unstable contracts. Unemployment affects most of the young people in the sample and even those who have increased their level of education receive low incomes. However, it is clear that the mobility identified from the neighborhoods to the Center brought significant experiences for the young people who follow their trajectory, trusting in the perspective of full development based on Education |
Palavras-chave: | Educação, desenvolvimento, juventude, mobilidade urbana |
Área(s) do CNPq: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Programa: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Citação: | Santos, Gilvanete Francisca Gomes dos. Os impactos da educação: perfil socioeconômico dos jovens egressos do ensino médio. 2021. [104 f.]. Dissertação (Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, 2021 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/882 |
Data de defesa: | 21-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Desenvolvimento Regional e Urbano Desenvolvimento Regional e Urbano |
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