???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/87
Tipo do documento: Dissertação
Título: UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Autor: Santos, Núbia Almeida Plácido dos 
Primeiro orientador: Fadul, Elvia Mirian Cavalcanti
Primeiro membro da banca: Fialho, Sérgio
Segundo membro da banca: Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira de
Resumo: A velocidade com que ocorrem as mudanças na realidade atual tem levado as organizações a refletir e comprovar que é necessário capacitar os seus colaboradores de acordo com suas necessidades, e que precisam manter um processo de aprendizado contínuo para desenvolver qualificações. Nesse aspecto, a missão da Universidade Corporativa é formar e desenvolver os talentos humanos no empresariamento dos negócios, promovendo a geração, assimilação, difusão e aplicação do conhecimento organizacional, por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua, gerando resultados. Esse trabalho possui como maior objetivo verificar se os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF), em Salvador, estão favorecidos a uma aprendizagem organizacional a partir do programa de educação corporativa implementado na universidade coeporativa da empresa. Para alcançar este objetivo, foram apresentados diversos conceitos e princípios de autores e investigadores sobre os temas Aprendizagem Organizacional e Universidade Corporativa . A metodologia aplicada no estudo foi uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem do tipo qualitativa e aplicação de um questionário com os funcionários-usuários da Universidade em estudo. Para a análise, foram utilizadas planilhas eletrônicas e o cálculo de fórmulas como médias e contagem, os quais geraram quantitativos que auxiliaram na conclusão da pesquisa. Como conclusão do trabalho, percebe-se que o modelo de Universidade Corporativa utilizado pela CEF viabiliza o processo de aprendizagem organizacional de seus funcionários, ressalvando apenas que as possibilidades de qualificação oferecidas contribuem para o alinhamento estratégico da organização, o que não significa que, também, deva contribuir para o pleno desenvolvimento de uma carreira profissional personalizada.
Palavras-chave: Educação corporativa
Universidade corporativa
Aprendizagem organizacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SANTOS, Núbia Almeida Plácido dos. UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/87
Data de defesa: 27-Aug-2005
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NUBIA ALMEIDA PLACIDO DOS SANTOS.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.