Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/87
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL |
Autor: | Santos, Núbia Almeida Plácido dos |
Primeiro orientador: | Fadul, Elvia Mirian Cavalcanti |
Primeiro membro da banca: | Fialho, Sérgio |
Segundo membro da banca: | Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira de |
Resumo: | A velocidade com que ocorrem as mudanças na realidade atual tem levado as organizações a refletir e comprovar que é necessário capacitar os seus colaboradores de acordo com suas necessidades, e que precisam manter um processo de aprendizado contínuo para desenvolver qualificações. Nesse aspecto, a missão da Universidade Corporativa é formar e desenvolver os talentos humanos no empresariamento dos negócios, promovendo a geração, assimilação, difusão e aplicação do conhecimento organizacional, por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua, gerando resultados. Esse trabalho possui como maior objetivo verificar se os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF), em Salvador, estão favorecidos a uma aprendizagem organizacional a partir do programa de educação corporativa implementado na universidade coeporativa da empresa. Para alcançar este objetivo, foram apresentados diversos conceitos e princípios de autores e investigadores sobre os temas Aprendizagem Organizacional e Universidade Corporativa . A metodologia aplicada no estudo foi uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem do tipo qualitativa e aplicação de um questionário com os funcionários-usuários da Universidade em estudo. Para a análise, foram utilizadas planilhas eletrônicas e o cálculo de fórmulas como médias e contagem, os quais geraram quantitativos que auxiliaram na conclusão da pesquisa. Como conclusão do trabalho, percebe-se que o modelo de Universidade Corporativa utilizado pela CEF viabiliza o processo de aprendizagem organizacional de seus funcionários, ressalvando apenas que as possibilidades de qualificação oferecidas contribuem para o alinhamento estratégico da organização, o que não significa que, também, deva contribuir para o pleno desenvolvimento de uma carreira profissional personalizada. |
Palavras-chave: | Educação corporativa Universidade corporativa Aprendizagem organizacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Citação: | SANTOS, Núbia Almeida Plácido dos. UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/87 |
Data de defesa: | 27-Ago-2005 |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NUBIA ALMEIDA PLACIDO DOS SANTOS.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.