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Tipo do documento: Dissertação
Título: Edugamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem – estudos de caso em engenharia de software
Autor: Pinto, Fabricio de Sousa
Primeiro orientador: Silva, Paulo Caetano da
Primeiro membro da banca: Silva, Paulo Caetano da
Segundo membro da banca: Santos, Danilo Sande
Terceiro membro da banca: Matos, Ecivaldo de Souza
Resumo: Professores ao ministrarem disciplinas teóricas verificam dispersão, desmotivação e baixo rendimento dos estudantes. Docentes atualmente lidam com estudantes que possuem facilidade de interação com tecnologias digitais, logo se faz necessário o uso de metodologias de ensino, com recursos digitais, que atraiam a atenção e os motivem a aprender. Objetivando tornar o processo ensino-aprendizagem atraente, é proposta nesta dissertação a metodologia: EduGamification, que utiliza a gamificação e metodologias ativas, aplicando como estudo de caso no ensino da disciplina Engenharia de Software. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, posteriormente, após a aplicação da metodologia em três estudos de caso, e após o feedback dos estudantes, foram feitos ajustes, objetivando aperfeiçoá-la. Para validá-la foi feita uma análise qualitativa e quantitativa, na qual foi constatado que houve aumento no engajamento dos estudantes e no desempenho acadêmico.
Abstract: Teachers in teaching theoretical subjects verify dispersion, demotivation and poor student performance. Faculty currently deal with students who are easy to interact with digital technologies, so it is necessary to use teaching methodologies with digital resources that attract attention and motivate them to learn. Aiming to make the teaching-learning process attractive, this dissertation proposes the methodology: EduGamification, which uses gamification and active methodologies, applying it as a case study in the teaching of the Software Engineering discipline. Initially, a bibliographic research on the subject was made, later, after the application of the methodology in three case studies, and after the students' feedback, adjustments were made, aiming to improve it. In order to validate it, a qualitative and quantitative analysis was performed, in which it was found that there was an increase in student engagement and academic performance.
Palavras-chave: EduGamification, gamificação, engenharia de software, metodologias ativas, metodologias de ensino.
Área(s) do CNPq: Sistemas e computação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Sistemas e Computação
Programa: Sistemas e Computação
Citação: Pinto, Fabricio de Sousa. Edugamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem – estudos de caso em engenharia de software. 2019. [206 f]. Dissertação (Sistemas e Computação) - UNIFACS, Salvador.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/841
Data de defesa: 19-Nov-2019
Appears in Collections:Sistemas e Computação

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