Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/839
Tipo do documento: Dissertação
Título: Qualidade pedagógica na utilização dos recursos gratuitos do Google for Education como alternativa para suporte educacional ao ensino técnico em Administração.
Autor: Santos, Cevaldo Santos e
Primeiro orientador: Fialho, Sergio Hage
Primeiro membro da banca: Fialho, Sérgio Hage
Segundo membro da banca: Fadul, Élvia Mirian Cavalcanti
Terceiro membro da banca: Souza, Lanara Guimarães de
Resumo: O atual cenário pandêmico imprime um novo formato de aulas, a saber: remotas - modalidade de ensino que se vale do uso de ferramentas digitais, com a difusão de tarefas por meio de comunicação e interatividade virtual, fazendo frente à tecnologia da informação, ao passo que verifica sua influência no processo ensino-aprendizagem no tocante à excelência da funcionalidade de ferramentas tecnológicas gratuitas do Google for Education. Na pesquisa, objetivamos analisar a expansão do uso de tecnologia na educação, analisando os requisitos pedagógicos necessários para fazer a aula remota acontecer com excelência. De caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, mediante questionários, este estudo se configura tendo como seu lócus uma turma de alunos do SENAI-BA, do Curso Técnico em Administração, do 1º semestre, da modalidade presencial, que atualmente acontece na modalidade remota devido à pandemia da Covid-19, dando-se uma construção e análise de uma experiência em sala de aula. O estudo acendeu aspectos positivos e também oportunidades de melhorias em meio ao Covid-19, haja vista que as aulas remotas propiciaram em tempo real o compartilhamento de saberes entre alunos e professores em que o requisito interatividade mostra-se atendido na experiência examinada com um excelente feedback docente através da ferramenta Google Classroom, diferente da variável flexibilidade que apresenta limitações ao ajuste das atividades e conteúdos da disciplina ao longo da execução das aulas e em relação a acessibilidade, a pesquisa revelou problemas importantes de conectividade, com o uso de smartphones ou até celulares simples como principal equipamento de acesso às aulas e a baixa velocidade média das conexões utilizadas pelos alunos para acessar as aulas remotas.
Abstract: The current pandemic scenario prints a new format of classes, namely: remote - teaching modality that uses digital tools, with the diffusion of tasks through communication and virtual interactivity, facing information technology, while which verifies its influence on the teaching-learning process with regard to the excellence of the functionality of free technological tools from Google For Education. In the research, we aim to analyze the expansion of the use of technology in education, analyzing the pedagogical requirements necessary to make the remote class happen with excellence. Of an exploratory nature, with analytical-descriptive orientation, through quizzes, this study is configured having as its locus a class of students from SENAIBA, from the Technical Course in Administration, of the 1st semester, of the face-toface modality, which currently takes place in the remote modality due to the Covid-19 pandemic, building and analyzing a classroom experience. The study sparked positive aspects and also opportunities for improvement in the middle of Covid-19, given that the remote classes provided real-time sharing of knowledge between students and teachers in which the interactivity requirement is met in the experience examined with an excellent teacher feedback through the Google Classroom tool, different from the flexibility variable that has limitations to adjust the activities and contents of the discipline during the execution of classes and in relation to accessibility, the research revealed important connectivity problems, with the use of smartphones or even simple cell phones as the main equipment for accessing classes and the low average speed of connections used by students to access remote classes.
Palavras-chave: Google for education, Google classroom, aulas remotas, ferramentas digitais, Covid-19.
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Santos, Cevaldo Santos e. Qualidade pedagógica na utilização dos recursos gratuitos do Google for Education como alternativa para suporte educacional ao ensino técnico em Administração.. 2021. [104 f.]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/839
Data de defesa: 31-Dez-2021
Aparece nas coleções:Administração
Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEVALDO SANTOS E SANTOS.pdf1,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.