???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/812
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sistema de controle interno na gestão pública municipal frente às melhores práticas internacionais: um estudo de caso no Município de Camaçari.
Autor: Araújo, Halisson Dantas
Primeiro orientador: Monteiro, Augusto de Oliveira
Primeiro membro da banca: Monteiro, Augusto de Oliveira
Segundo membro da banca: Prado, Vaner José do
Terceiro membro da banca: Castro, Hélder Uzêda
Quarto membro da banca: Sacramento, Hélder Uzêda
Resumo: A evolução do sistema de controle interno por meio da implantação de uma metodologia de governança estrutural é de fundamental importância para o fortalecimento e aprimoramento da governança e do controle interno na Administração Pública. O setor público desempenha um papel importante na sociedade e um sistema de governança pública, onde o controle interno possa atuar de forma eficaz, pode incentivar o uso eficiente dos recursos, reforçando a responsabilidade pela utilização destes, melhorando a prestação de serviços à coletividade e assim, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, o presente estudo de caso relaciona-se à necessidade do fortalecimento do sistema de controle interno do setor público, considerando-se a evolução contemporânea do controle interno legitimado pela instituição das novas Leis. A presente pesquisa é de natureza descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa, buscou-se analisar a evolução do sistema de controle interno do Município de Camaçari-Ba comparando com as melhores práticas nacionais e internacionais. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados para todos os integrantes da Controladoria Geral do Município-CGM de Camaçari, Bahia, que lidam diretamente com o controle interno nas diversas áreas da instituição. Os resultados mensurados direcionam para uma evolução gradativa na forma da gestão da instituição de modo a contribuir para a melhoria do sistema de controle interno, identificando oportunidades para que o Município se aproxime das melhores práticas nacionais e internacionais. Conclui-se que, a governança pública sob a perspectiva do controle, exercido através do sistema de controle interno, fortalece a gestão na condução das políticas públicas e na prestação de serviços de interesse da sociedade.
Abstract: A evolução do sistema de controle interno por meio da implantação de uma metodologia de governança estrutural é de fundamental importância para o fortalecimento e aprimoramento da governança e do controle interno na Administração Pública. O setor público desempenha um papel importante na sociedade e um sistema de governança pública, onde o controle interno possa atuar de forma eficaz, pode incentivar o uso eficiente dos recursos, reforçando a responsabilidade pela utilização destes, melhorando a prestação de serviços à coletividade e assim, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, o presente estudo de caso relaciona-se à necessidade do fortalecimento do sistema de controle interno do setor público, considerando-se a evolução contemporânea do controle interno legitimado pela instituição das novas Leis. A presente pesquisa é de natureza descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa, buscou-se analisar a evolução do sistema de controle interno do Município de Camaçari-Ba comparando com as melhores práticas nacionais e internacionais. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados para todos os integrantes da Controladoria Geral do Município-CGM de Camaçari, Bahia, que lidam diretamente com o controle interno nas diversas áreas da instituição. Os resultados mensurados direcionam para uma evolução gradativa na forma da gestão da instituição de modo a contribuir para a melhoria do sistema de controle interno, identificando oportunidades para que o Município se aproxime das melhores práticas nacionais e internacionais. Conclui-se que, a governança pública sob a perspectiva do controle, exercido através do sistema de controle interno, fortalece a gestão na condução das políticas públicas e na prestação de serviços de interesse da sociedade.
Palavras-chave: Administração pública; controle e governança do setor público; sistema de controle interno; sociedade
Área(s) do CNPq: Direito
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Direito
Programa: Direito
Citação: Araújo, Halisson Dantas. Sistema de controle interno na gestão pública municipal frente às melhores práticas internacionais: um estudo de caso no Município de Camaçari.. 2022. [235 f.]. Dissertação (Direito, Governança e Políticas Públicas) - UNIFACS, Salvador .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/812
Data de defesa: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional e Urbano
Desenvolvimento Regional e Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação HALISSON DANTAS ARAUJO.pdf3,97 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.