???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/76
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégia e competitividade no varejo: A análise do setor de grandes shopping centers na cidade de Salvador, Bahia.
Autor: Pinto, Sandro Coelho Moreira 
Primeiro orientador: Monteiro, Augusto de Oliveira
Primeiro membro da banca: Bruni, Adriano Leal
Segundo membro da banca: Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira de
Resumo: A cidade de Salvador conta hoje com seis grandes shopping centers em operação. Esse cenário manteve-se estável até o ano de 2002, quando a notícia de novos empreendimentos no setor começou a ser veiculada. Ocorre que a ampliação da oferta de espaços locáveis em grandes shopping centers parecia ser superior à capacidade de resposta da economia local, apesar de a demanda ter estado reprimida durante muitos anos. Estudar as condições de competitividade deste setor tornou-se o objetivo central deste trabalho. Para realizar o estudo proposto, foi preciso estudar a evolução do setor, identificar as estratégias adotadas pela gestão dos seis grandes shopping centers instalados, analisar as condições de competitividade do setor, para somente então, compreender as motivações que levaram à decisão por tantos novos investimentos. O referencial teórico desta dissertação divide-se em dois temas centrais: estratégias e shopping centers. O método adotado foi uma pesquisa descritiva do setor, abrangindo todos os grandes shopping centers de Salvador, o que inclui os seis shopping centers em operação e mais dois em fase preliminar à operação. Conclui-se após a realização deste, que o desempenho dos shopping centers instalados segue em crescimento, tanto no vetor faturamento, quanto no vetor atração de público e que, apesar do investimento realizado pelos novos entrantes, o setor continua favorável à chegada de outros empreendimentos.
Palavras-chave: Varejo
analise
competitividade.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: PINTO, Sandro Coelho Moreira. Estratégia e competitividade no varejo: A análise do setor de grandes shopping centers na cidade de Salvador, Bahia.. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/76
Data de defesa: 22-Mar-2008
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao SANDRO COELHO MOREIRA PINTO.PDF396,07 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.