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Tipo do documento: Tese
Título: Repercussão do monitoramento da política de alfabetização enquanto fundamento para o desenvolvimento como liberdade: estudo dos municípios de Sobral/CE e Santo Antônio de Jesus/BA.
Autor: Lyrio, Luzinete Barbosa
Primeiro orientador: Barros, Manoel Joaquim Fernandes
Primeiro coorientador: Menezes, Ana Maria Ferreira
Primeiro membro da banca: Barros, Manoel Joaquim Fernandes
Segundo membro da banca: Menezes, Ana Maria Ferreira
Terceiro membro da banca: Pimenta, Lídia Boaventura
Quarto membro da banca: Souza, José Gileá de
Quinto membro da banca: Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz
Resumo: O monitoramento é uma das atividades que compõe o ciclo de políticas públicas e tem como fulcro acompanhar a implementação da política, favorecendo o planejamento de intervenções que promovam o alcance dos objetivos projetados. Nesta perspectiva, o monitoramento da política de alfabetização consiste numa ação estruturante, vinculada ao Plano Municipal de Educação instituído como marco normativo, sistematizador de diretrizes, metas e estratégias de garantia do direito à educação de qualidade para todos. Para fundamentar as análises, tomou-se como referência a tipologia de desenvolvimento como liberdade de Amartya Sen, que considera que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades substantivas. Nesse contexto, a questão desta investigação circunscreve em saber de que forma o monitoramento da Política de Alfabetização nos municípios de Sobral/CE e de Santo Antônio de Jesus/BA repercute enquanto fundamento para o desenvolvimento como liberdade? Para tanto, a metodologia pautou-se em estudo exploratório-explicativo, adotando-se como método o estudo de casos múltiplos, mediante o uso de procedimentos comparativos, com ênfase na abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantitativos. Os resultados corroboram para a sistematização de inferências que indicam os fatores, no âmbito das municipalidades investigadas, que influenciam na repercussão do monitoramento da política de alfabetização nos indicadores educacionais, de desenvolvimento e sociais. Conclui-se que o monitoramento da política de alfabetização, quando integrado à cultura de planejamento e avaliação, influencia no desenvolvimento como liberdade.
Abstract: Monitoring is one of the activities that make up the public policy cycle and its focus is to monitor the implementation of the policy, favoring the planning of interventions that promote the achievement of the projected objectives. In this perspective, monitoring the literacy policy consists of a structuring action, linked to the Municipal Education Plan established as a normative framework, systematizing guidelines, goals, and strategies to guarantee the right to quality education for all. To support the analyzes, Amartya Sen's typology of development as freedom was taken as a reference, which considers that development is a process of expansion of substantive freedoms. In this context, the question of this investigation is limited to knowing how the monitoring of the Literacy Policy in the municipalities of Sobral/CE and Santo Antônio de Jesus / BA resonates as a foundation for development as freedom? Therefore, the methodology was based on an exploratory-explanatory study, adopting the study of multiple cases as a method, using comparative procedures, with emphasis on the qualitative approach, without neglecting the quantitative data. The results corroborate for the systematization of inferences that indicate the factors, within the scope of the investigated municipalities, that influence the repercussion of the monitoring of the literacy policy in the educational, development and social indicators. It is concluded that the monitoring of the literacy policy, when integrated into the culture of planning and evaluation, influences development as freedom.
Palavras-chave: Monitoramento. Plano Municipal de Educação. Política de Alfabetização. Desenvolvimento como Liberdade
Área(s) do CNPq: DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: Lyrio, Luzinete Barbosa. Repercussão do monitoramento da política de alfabetização enquanto fundamento para o desenvolvimento como liberdade: estudo dos municípios de Sobral/CE e Santo Antônio de Jesus/BA.. 2020. 287 f. Tese( Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS, Salvador, 2020 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/729
Data de defesa: 8-Jun-2020
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano
Desenvolvimento Regional e Urbano

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