Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/710
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola Municipal de Pituaçú: um estudo de caso sobre as transformações a partir da escola pública.
Autor: Mello, Antonio José Queiroz de
Primeiro orientador: Silva, João Apolinário da
Primeiro membro da banca: Silva, João Apolinário da
Segundo membro da banca: Boaventura, Edivaldo Machado
Terceiro membro da banca: Sales, Mary Valda Souza
Resumo: A partir da realização de uma pesquisa do tipo Estudo de Caso, esta obra discorre sobre transformações ocorridas na comunidade do bairro de Pìtuaçu em decorrência dos fatos que aconteceram com a Escola Municipal de Pituaçu, em Salvador (BA), cujo prédio, deteriorado, precisou ser demolido e reconstruído, provocando o deslocamento das atividades escolares para fora da comunidade por dois anos. Neste estudo de caso foram abordados aspectos decorrentes da relação da comunidade com a Escola Municipal, tanto como equipamento público, quanto ponto de prestação de serviço público, considerando conceitualmente, políticas públicas, cidade, cidadão e cidadania, além de considerar a história da educação no Brasil e na Bahia. O problema que norteou a pesquisa foi: “Quais as transformações decorrentes da presença de uma escola pública em uma comunidade?”, questão respondida mediante o objetivo geral de “Analisar os reflexos da presença de uma escola pública em uma comunidade”, e os objetivos específicos de: 1) Analisar, a partir de observação teórica e prática, a posição dos entes públicos diante da escola pública; e 2) Avaliar a relação entre os vetores da comunidade e a escola pública. As hipóteses levantadas para nortear esta pesquisa foram: a) O poder executivo deve considerar de forma efetiva as variáveis sociais no momento da remoção, ainda que temporária, de uma escola pública de uma comunidade; b) A Escola Pública não é vista pela comunidade como patrimônio social; e c) As práticas diárias de uma unidade de educação pública não se restringem aos muros da escola e são instrumentos que a transformam em um espaço de socialização. O estudo de caso contou com pesquisa exploratória e documental, além da aplicação de instrumentos de pesquisa como observação participante, questionários e entrevistas. Na conclusão, as três hipóteses foram confirmadas.
Abstract: After conducting a Case Study research, this book discusses the transformations that occurred in the neighborhood of Pìtuaçu due to the events that occurred with the Municipal School of Pituaçu, in Salvador (BA), whose deteriorated building required Be demolished and rebuilt, causing the displacement of school activities out of the community for two years. In this case study, aspects related to the relationship between the community and the Municipal School, both as public equipment and the point of public service delivery, were conceptually considered, public policies, city, citizen and citizenship, as well as considering the history of education in the Brazil and Bahia. The problem that guided the research was: "What are the transformations resulting from the presence of a public school in a community?", A question answered through the general objective of "Analyzing the reflexes of the presence of a public school in a community", and the objectives Specific: 1) Analyze, from theoretical and practical observation, the position of public entities before the public school; And 2) Evaluate the relationship between the vectors of the community and the public school. The hypotheses raised to guide this research were: a) The executive power should effectively consider social variables at the time of removal, even temporary, of a public school in a community; B) The Public School is not seen by the community as social patrimony; And c) The daily practices of a unit of public education are not restricted to the walls of the school and are instruments that transform it into a space of socialization. The case study included exploratory and documentary research, as well as the application of research instruments such as participant observation, questionnaires and interviews. In conclusion, all the hypotheses were confirmed.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Políticas Públicas. Transformações educacionais. Escola Pública.
Área(s) do CNPq: Desenvolvimento Regional e Urbano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: Mello, Antonio José Queiroz de. Escola Municipal de Pituaçú: um estudo de caso sobre as transformações a partir da escola pública.. 2017. 132 f. Dissertação( Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS, Salvador, 2017 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/710
Data de defesa: 28-Abr-2017
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao ANTONIO JOSÉ QUEIROZ DE MELLO.pdf2,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.