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Tipo do documento: Dissertação
Título: Nucleacão escolar: melhorias no processo de educação básica no município de Gandu-Ba.
Autor: Santana, Daiana Santos
Primeiro orientador: Costa, Gustavo Nunes de Oliveira
Primeiro membro da banca: Costa, Gustavo Nunes de Oliveira
Segundo membro da banca: Torres, Claudia Regina de Oliveira Vaz
Terceiro membro da banca: Azevedo, Sara Menezes Reis de
Resumo: A Nucleação Escolar pode ser descrita como uma reorganização do ensino no meio rural, por meio da restruturação do sistema escolar com o fechamento de escolas convencionais e o redirecionamento de seus alunos para escolas-polo, contrapondose a organização da educação em várias escolas multisseriadas. Contudo, este modelo organizacional, apesar de ser uma importante ferramenta de aprendizado, é passível de aprimoramentos e mais proximidade com a realidade local. Assim o presente trabalho tem como objetivo analisar a atual política pública vigente na educação básica do campo no município de Gandu, Bahia, e apresentar uma nova proposta acerca da implementação da Nucleação Escolar no processo da educação básica deste mesmo município. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo, foi a pesquisa teórico-dedutiva, que diz respeito ao uso da literatura, do que já foi pesquisado, escrito ou relatado para entender, conhecer; obter mais informações. Desta maneira, o caminho percorrido foi por meio da pesquisa documental e bibliográfica. Como resultados, Após o estudo dos resultados da cidade de São Gabriel, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul e da cidade de Montes Claros no interior de Minas Gerais, que já funcionam com o processo de nucleação, foi constatado que diante da realidade do município de Gandu, o mesmo possui números suficientes de alunos para a implementação de escola-polo, com isso, originou-se a criação de uma proposta de projeto de lei que foi apresentada ao atual gestor municipal, onde, após um estudo, o mesmo a introduziu como proposta de plano de governo para a próxima gestão. Conclui-se, que a implementação de escolapolo na zona rural ao município de Gandu-BA, poderá trazer benefícios a população campesina, além de ser completamente vantajosa para o processo de elevação na qualidade de ensino da educação do campo no município. Visando melhorias no processo de educação do campo no requerido município, e encontrar na presente política pública um avanço visível, confeccionou-se proposta de projeto de lei já apresentada ao gestor municipal.
Abstract: School Nucleation can be described as a reorganization of education in rural areas, through the restructuring of the school system with the closure of conventional schools and the redirection of its students to pole schools, in contrast to the organization of education in several multi-grade schools. However, this organizational model, despite being an important learning tool, is subject to improvements and more proximity to the local reality. Thus, the present work aims to analyse the current public policy in basic education in the countryside in the municipality of Gandu, Bahia, and to present a new proposal about the implementation of School Nucleation in the basic education process of this same municipality. The methodology used for the development of this study, was theoretical-deductive research, which concerns the use of literature, of what has already been researched, written or reported to understand, to know; more information. Thus, the path followed was through documentary and bibliographic research. As a result, After studying the results of the city of São Gabriel, located in the interior of the state of Rio Grande do Sul and the city of Montes Claros in the interior of Minas Gerais, which already work with the nucleation process, it was found that in view of the reality of the municipality of Gandu, it has sufficient numbers of students for the implementation of a school-pole, with the origin of the creation of a proposal for a bill that was presented to the current municipal manager, where, after a study, he introduced it as a proposed government plan for the next administration. It is concluded that the implementation of a polo school in the rural area in the municipality of Gandu- BA, may bring benefits to the peasant population, in addition to being completely advantageous for the process of improving the quality of rural education in the municipality. Aiming to improve the process of rural education in the required municipality, and to find a visible advance in the present public policy, a proposal for a bill was already presented to the municipal manager.
Palavras-chave: Nucleação Escolar. Educação do Campo. Classes Multisseriadas.
Área(s) do CNPq: DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Direito
Programa: Direito
Citação: Santana, Daiana Santos. Nucleação escolar: melhorias no processo de educação básica no município de Gandu-Ba.. 2020. 109 f. Dissertação( Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas ) - UNIFACS, Salvador, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/677
Data de defesa: 28-Fev-2020
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