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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/670
Tipo do documento: Dissertação
Título: Política pública educacional na área do Direito: a reestruturação do processo de ensino-aprendizagem jurídico a partir da abordagem dialógica com a arte
Autor: ALMEIDA, Marcella Pinto de
Primeiro orientador: PAMPLONA FILHO, Rodolfo Mário Veiga
Segundo orientador: BOAVENTURA, Edivaldo Machado
Primeiro membro da banca: RODRIGUEZ, Vanessa Brasil Campos
Segundo membro da banca: CERQUEIRA, Nelson
Resumo: O presente trabalho visa propor uma política pública educacional, na área do Direito, que vise a reestruturação do processo de ensino-aprendizagem jurídico, a partir da abordagem dialógica com a Arte. Além disso, objetiva-se especificamente compreender o processo de formulação de Políticas Públicas, definir Políticas Públicas quanto à atualização do ensino do Direito, analisar as atuais metodologias do ensino jurídico e interpretar a abordagem dialógica entre Direito e Arte. Observouse uma forte influência do paradigma newtoniano-cartesiano na estruturação dos cursos jurídicos desde a sua gênese, o que fortaleceu o modelo unidisciplinar. Todavia insistir em um processo de ensino-aprendizagem jurídico orientado pelo paradigma newtoniano-cartesiano, em um período histórico, como a primeira metade do século XXI, marcado pela complexidade das relações pós-modernas, evidencia o forte descompasso que o processo educacional jurídico está em relação às necessidades sociais emergentes, que solicitam uma aprendizagem integrada do profissional jurídico. Identificado o problema público, questiona-se se a Arte poderia assumir o papel de elemento reoxigenador do sistema educacional jurídico, associado a uma ampliação do grau de integração disciplinar. Propõe-se, desta forma, uma compreensão tridimensional sistêmica do ensino jurídico, a partir da abordagem dialógica entre direito, arte e educação. Deste modo, faz-se necessária a busca por novas formas de ensino-aprendizagem, que possam, por si mesmas, reestruturar o sistema e levar, consequentemente, o aluno a aprender e apreender, ou seja, internalizar os conhecimentos transmitidos em sala de aula, de forma a possibilitar a transmutação destes, aplicando-os a diversas situações. Problematizar a partir de enredos artísticos possibilita a compreensão prática do aluno, além do estímulo ao desenvolvimento de uma mente crítica e sistêmica. Isso não só facilitará o aprendizado do estudante, como também preparará, de forma humana e criativa, o futuro profissional do direito em sua atuação. O método empregado foi o dedutivo, com a utilização da metodologia bibliográfica e documental, evidenciando, portanto, a abordagem qualitativa e o caráter exploratório. Apresenta-se, enquanto resultado da pesquisa, o Programa de Direito, Arte e Educação – PRODARTE, uma política pública que visa reestruturar o processo de ensino-aprendizagem jurídico a partir da abordagem dialógica com a Arte, fomentando assim uma aprendizagem integrada, que estimule o aluno a desenvolver todas as suas potencialidades acadêmicas e, futuramente profissionais, de forma humana, reflexiva, crítica, sistêmica e criativa.
Abstract: This present dissertation aims to propose an educational public policy, in the field of Law, which has as its purpose the restructuring of the juridical teaching-learning process, from the dialogical approach with Art. Furthermore, has also as an objective specifically to comprehend the formulation process of public policies, to define public policies in relation to the update of the teaching of Law, to analyze the current methodology of the juridical teaching process and to interpret the dialogical approach between Law and Art. It is observable the influence of the Newton-Cartesian paradigm in the structuring of Law courses from its genesis, which has strengthen the unidisciplinar model. However, to insist in a teaching-learning juridical process oriented by a Newton-Cartesian model, in a historical period such as the XXI Century, accentuated by the complexity of the post-modern relations, highlights the strenuous mismatch where the juridical educational process is in relation to the emergent social demands that require an integrated learning by the juridical professional. As the public problem is identified, the question if Art could assume the part of a reoxygenizing element of the juridical educational system arises associated with an amplification of the level of the disciplinary integration. It is proposed, thus, a systemic tridimensional comprehension of the juridical teaching process, from the dialogical approach between Law, Art and Education. Thus, the necessity of new ways of teaching-learning processes emerges, that can by themselves restructure the system and consequently propitiate the learning and apprehension of knowledge to the students, that is, internalize the knowledge transmitted in class, in a way that enables its transmutation, to then later apply in a diverse myriad of situations. To problematize from artistic elements enables the students’ practical comprehension, and also stimulates the development of a critical and systemic mind. That will not only facilitate the student learning process, but also will prepare, in a human and creative way, the future Law professional in their performance. The applied method was the inductive one, with the use of the bibliographic and documental methodology, evidencing therefore the qualitative approach and the exploratory character. Presented as the research result, is the program of Law, Art and Education – PRODARTE, a public policy that aims to restructure the juridical teaching-learning process from the dialogical approach with Art, stimulating an integrated learning process that encourages the student to develop all of their academic potentialities e later professional potentialities, in a human, reflexive, critic, systemic and creative way.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais
Educação
Ensino Jurídico
Arte
Direito e Arte
Área(s) do CNPq: Direito
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Direito
Programa: Direito
Citação: ALMEIDA, Marcella Pinto de Política. Política pública educacional na área do Direito: a reestruturação do processo de ensino-aprendizagem jurídico a partir da abordagem dialógica com a arte. 2018. 198 f.: il. Dissertação de Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas UNIFACS - Universidade Salvador, Laureate International Universities. Salvador 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/670
Data de defesa: 17-Aug-2018
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