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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBITTENCOURT, Bruno Câncio-
dc.contributor.advisor1BALSA, Carlos-
dc.contributor.advisor2VIEIRA, Victor Menezes-
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Carlos Veiga-
dc.date.accessioned2018-08-13T22:15:21Z-
dc.date.issued2018-08-03-
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Bruno Câncio. Simulação do escoamento atmosférico sobre topografia urbana idealizada através do OpenFOAM. 2018. 90 f. : il. Dissertação Mestrado em Regulação da Indústria e Energia- Unifacs Universidade Salvador, Salvador 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/666-
dc.description.resumoDada a complexidade do escoamento e a estrutura da turbulência sobre a superfície urbana, onde as escalas de comprimento e tempo podem mudar constantemente de um obstáculo para o próximo, parece razoável sugerir que o aumento do poder computacional possibilita a realização de simulações numéricas acessíveis destes fluxos, resultando em informações valiosas que podem fazer o estudo deste tipo de escoamento mais fácil e efetivo. Os modelos de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) em larga escala não conseguem representar em detalhe o escoamento atmosférico em uma cidade ou ambiente urbano. Quando a resolução numa malha computacional é maior ou equivalente à escala característica dos obstáculos urbanos, estes constituem perturbações de submalha. Uma forma de contornar este problema consiste em parameterizar o efeito do tecido urbano no escoamento através da inclusão do arrasto adicional na simulação de larga escala. Tal pode ser feito aumentando artificialmente a rugosidade aerodinâmica do terreno (z0) e deslocando a altura do nível do solo através de uma altura de deslocamento (d). Este trabalho simula, com o software de código aberto OpenFOAM, o escoamento da camada limite atmosférica sobre um domínio computacional que consiste numa matriz quadrada de cubos representando uma topografia urbana idealizada, adotando o modelo de turbulência κ-ω SST com o objetivo principal de criar uma sistemática. O arrasto de pressão e de fricção foi quantificado e, então, definido o coeficiente de arrasto urbano (Cd). São calculados os valores de d e z0 para a matriz de cubos modelada e validada com a simulação parametrizada. São verificados os efeitos de um baixo número de Reynolds nos perfis de velocidade. Os resultados foram obtidos para uma camada limite atmosférica neutra e são comparados com dados da bibliografia e com experimentos em túnel de vento, obtendo-se uma excelente validação com os parametros calculados. Conclui-se que ao utilizar uma condição cíclica nas fronteiras de entrada e saída, o valor do arrasto urbano tende a um valor limite mínimo.por
dc.description.abstractGiven the complexity of the flow and turbulence structure over an urban surface, where flow and turbulence length scales and time scales can change dramatically from one obstacle configuration to the next, it seems reasonable to suggest that given increases in computational power enables affordable numerical simulations of these flows, providing valuable insights that could make the study of these flows easier and more effective. Large scale Computational Fluid Dynamics (CFD) models cannot represent in detail the atmospheric flow in a city or an urban environment. When the resolution in a computational mesh is bigger or equivalent than the scale characteristic of urban obstacles, these constitute sub grid disturbances. A manner to avoid this problem consists in the urban canopy parametrization in the flow through an inclusion of an additional drag in the large scale simulation. Such manner can be done increasing artificially the aerodynamic roughness length (z0) and displacing the ground level through a displacement height (d). This study simulates, through an open-source software OpenFOAM, the atmospheric boundary layer over a computational domain which consists of a square array of cubes representing an idealized urban topography, adopting the k-ω SST turbulence model in order to create a systematic. The pressure and viscous drag were quantified and then the urban drag coefficient (Cd) was defined. The values of d e z0 are calculated for the array of cubes and the results were validated with the parameterized simulation. The effects of a low Reynolds number are verified in the velocity profiles and in the drag coefficient, which were shown irrelevant. The results are obtained for a neutral atmospheric boundary layer and they are compared to bibliography data and wind tunnel experiments, obtaining a great validation with the calculated parameters. It also concludes that using a cyclic condition at the inlet and outlet the drag coefficient value tends to a minimum limit value.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Manuela Santana ([email protected]) on 2018-08-13T22:15:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao BRUNO CÂNCIO BITTENCOURT 2018.pdf: 1799912 bytes, checksum: 96b94a6a61677b3b8912b5a4f2952691 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-13T22:15:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao BRUNO CÂNCIO BITTENCOURT 2018.pdf: 1799912 bytes, checksum: 96b94a6a61677b3b8912b5a4f2952691 (MD5) Previous issue date: 2018-08-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/2264/Dissertacao%20%20BRUNO%20C%c3%82NCIO%20BITTENCOURT%202018.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentRegulação da Indústria e Energiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programRegulação da Indústria e Energiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDinâmica dos fluidos computacionalpor
dc.subjectOpenFOAMpor
dc.subjectParametrizaçãopor
dc.subjectTecidos urbanospor
dc.subjectRugosidade aerodinâmicapor
dc.subject.cnpqEngenhariaspor
dc.titleSimulação do escoamento atmosférico sobre topografia urbana idealizada através do OpenFOAM.por
dc.typeDissertaçãopor
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