Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTIAGO, Nilzete Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465153401577001por
dc.contributor.advisor1BARROS, Manoel Joaquim Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289764861155980por
dc.contributor.referee1SILVA, Lindomar Pinto da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3835932886317547por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Maria Leny Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0951397548765504por
dc.date.accessioned2017-11-08T23:02:29Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Nilzete Teixeira. Uma análise comparada das políticas de gestão docente nas Instituições de Ensino Superior privadas, na Bahia, com a burocracia profissional de Mintzberg. 2017. 112 f. Dissertação( Administração) UNIFACS - Universidade Salvador, Salvador, 2017 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/623-
dc.description.resumoO estudo analisa os fatores que influenciam na aderência das Políticas de Gestão Docente das IES privadas da Bahia ao Modelo de Burocracia Profissional de Mintzberg, através dos seguintes objetivos específicos: Identificação de Políticas de Gestão Docente; Comparação com a Burocracia Profissional de Mintzberg; Adesão dessas políticas e práticas à Burocracia Profissional. Mintzberg (2009) propõe 05 (cinco) tipos de estruturas organizacionais: simples, divisionada, burocracia mecanicista, adhocracia e burocracia profissional. No último tipo, os professores são retratados como profissionais autônomos, realizando suas atividades de forma descentralizada, devido a habilidades consideradas para a progressão na carreira. Para atingir o objetivo do estudo, foi desenvolvida uma abordagem quali quantitativa, exploratória e descritiva. Um estudo de casos múltiplos, em três (3) instituições de ensino superior privadas (uma faculdade, um centro universitário e uma universidade), na Bahia, no ano de 2017, foi elaborado, a fim de garantir a heterogeneidade de uma amostra intencional. Foram entrevistados nove (9) gestores acadêmicos, diretamente ligados ao Processo de Gestão Docente, conhecedores das políticas e práticas da IES. Os resultados indicaram que o nível de adesão destas ao Modelo de Burocracia Profissional de Mintzberg está associado a vários fatores, entre eles, tipo de organização acadêmica, nú- mero de professores, natureza jurídica da IES e associação a grupos educacionais. Essa análise de dados sugere uma correlação entre este modelo e as forças de rela- ção capital-trabalho.por
dc.description.abstractThe study analyzes factors that influence Bahia private HEI's Teacher Management Policies adherence to Mintzberg's Professional Bureaucracy Model, through the following specific objectives: Teacher Management Policies identification; comparison with Mintzberg's Professional Bureaucracy; adherence of these policies and practices to the Professional Bureaucracy. Mintzberg (2009) proposes 05 (five) types of organizational structures: Simple, Divided, Mechanistic Bureaucracy, Adhocracy and Professional Bureaucracy. In the last type, teachers are portrayed as autonomous professionals, performing their activities in a decentralized way, due to abilities considered for career progression. In order to achieve the study's goal, a quantitative, exploratory and descriptive approach was developed. A multiple cases study, in three (3) private HEI (a faculty, one university center and a university), in Bahia, was addressed, in order to guarantee an intentional sample's heterogeneity. Three (3) academic managers were interviewed, directly linked to the Teacher Management Process, knowledgeable about HEI's policies and practices. Results indicated that HEI Policies' level of adherence to Mintzberg's Professional Bureaucracy Model is associated with several factors, among them, academic organization type, number of teachers, HEI's legal nature, and association to educational groups. Such data analysis suggests a correlation between this model and capital-labor balancing forces.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-11-08T23:02:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação NILZETE TEIXEIRA SANTIAGO 2017.pdf: 1054342 bytes, checksum: e0bdab512c63d97979b75c6cbf224b63 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T23:02:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação NILZETE TEIXEIRA SANTIAGO 2017.pdf: 1054342 bytes, checksum: e0bdab512c63d97979b75c6cbf224b63 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/1821/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20NILZETE%20TEIXEIRA%20SANTIAGO%202017.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstituição de Ensino Superiorpor
dc.subjectGestão Docentepor
dc.subjectEstrutura Organizacionalpor
dc.subjectBurocracia Profissionalpor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectTeacher Managementeng
dc.subjectOrganizational Structureeng
dc.subjectProfessional Bureaucracyeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqAdministração Educacionalpor
dc.titleUma análise comparada das políticas de gestão docente nas Instituições de Ensino Superior privadas, na Bahia, com a burocracia profissional de Mintzbergpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação NILZETE TEIXEIRA SANTIAGO 2017.pdfDissertação NILZETE TEIXEIRA SANTIAGO 20171,03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.