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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cultura, satisfação e comprometimento organizacionais: um estudo a partir da percepção dos servidores da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia
Autor: SANTOS, Leilane Alves de Argôlo
Primeiro orientador: SILVA, Lindomar Pinto da
Primeiro coorientador: CASTRO, Miguel Angel Rivera
Primeiro membro da banca: MACAMBIRA, Magno Oliveira
Resumo: A pesquisa dedica-se a verificar a relação entre as variáveis dependentes comprometimento e satisfação organizacionais e a variável independente cultura organizacional, a partir da percepção dos servidores públicos do Estado da Bahia, lotados na Secretaria da Fazenda. Os conceitos e tipos do Modelo de Valores Competitivos, definidos pelos autores Cameron e Quinn (2006), são utilizados para representar a cultura organizacional; o comprometimento é mensurado a partir das escalas dos autores Meyer e Allen (1990); e a escala JSS de Spector (2003) é usada para medir a satisfação. Utilizando-se de método quantitativo e estatístico com análise fatorial e regressão multivariada, os resultados da pesquisa revelam a identificação da cultura clã como maior influenciadora do comprometimento e da satisfação dos empregados, mesmo com vários esforços dispendidos na tentativa de uma mudança cultural iniciada desde o ano de 1995. A pesquisa se junta aos poucos trabalhos que buscam relacionar as três variáveis (cultura, comprometimento e satisfação) na compreensão dos aspectos organizacionais. E finaliza com algumas orientações, surgidas a partir da confirmação de interação e o grau de influência entre as três variáveis, que podem guiar os gestores na tomada de decisão sobre os aspectos que devem gerir a cultura, o comprometimento e a satisfação na organização. Primeiro, atuar especificamente sobre o tipo de comprometimento ou satisfação que se deseja desenvolver em seus membros e focar no desenvolvimento, de médio e longo prazos, de um tipo cultural que reforce aquela dimensão de comprometimento ou satisfação. Segundo, pensar em que tipo de cultura gera mais comprometimento e satisfação dos membros da organização, e reforçar este tipo de cultura. E, por fim, a partir da verificação da existência de associações e os graus de interação entre os tipos de comprometimento, satisfação e cultura, predefinir e combinar os tipos de cada variável que poderão ser desenvolvidos a partir do estabelecimento de valores compartilhados e do desempenho desejado pela organização.
Abstract: The research devotes to investigate the relationship between the organizational commitment and satisfaction dependent variables and the organizational culture independent variable, from the perception of civil servants of the State of Bahia, crowded in the Department of Finance. The concepts and types of Competitive Values Model, defined by the authors Cameron and Quinn (2006), are used to represent the organizational culture; the commitment is measured from the scales of the authors Meyer and Allen (1990); and JSS scale Spector (2003) is used to measure satisfaction. Using quantitative and statistical method with factor analysis and multivariate regression, survey results reveal the identity of the clan culture as a major influencer of commitment and employee satisfaction, despite several efforts made in trying to cultural change started from the 1995. Research joins the few studies that seek to relate the three variables (culture, commitment and satisfaction) in the understanding of the organizational aspects. And it concludes with guidelines that emerged from the confirmation of interaction and the degree of influence between the three variables that can guide managers in making decision on the aspects to manage culture, commitment and satisfaction in the organization. First, act specifically on the kind of commitment or satisfaction that you want to develop in its members and focus on the development of medium and long term, of a cultural type that enhances the dimension of commitment or satisfaction. Second, think of what kind of culture generates more commitment and satisfaction of members of the organization, and to strengthen this type of culture. And finally, from the verification of the existence of associations and the degree of interaction between the types of commitment, satisfaction and culture, presetting and match the types of each variable that may be developed from the establishment of shared values and performance desired by the organization.
Palavras-chave: Cultura organizacional
Comprometimento
Satisfação no trabalho
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: SANTOS, Leilane Alves de Argôlo. Cultura, satisfação e comprometimento organizacionais: um estudo a partir da percepção dos servidores da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. 2016. 94p. Dissertação (Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/565
Data de defesa: 21-Mar-2016
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