Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/514
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As contribuições do processo de coaching no desenvolvimento de carreira |
Autor: | ECARD, Dulcila Barreiros Torres |
Primeiro orientador: | SOUZA-SILVA, Jader Cristino de Souza-Silva |
Primeiro membro da banca: | PAIXÃO, Roberto Brazileiro |
Segundo membro da banca: | BARRETO, Maribel Oliveira |
Resumo: | O interesse dessa pesquisa é descobrir quais são as contribuições do processo de coaching no desenvolvimento da carreira do coachee. Á vista disso, o escopo do trabalho é sustentado por um referencial teórico que baseia-se nas contribuições especificadas pelos autores do tema acerca das abordagens socrática e de aconselhamento, e dos quatro tipos de coaching citados no texto, que foram subdivididos pela relação com o ambiente organizacional e pela natureza do processo. Na temática carreira, foram apresentados dois tipos – tradicional e proteano, os estágios que uma carreira atravessa ao longo da trajetória profissional do indivíduo, e o projeto de carreira que “deve” ser elaborado para que ele conquiste seus objetivos. Dessa maneira, o delineamento adotado na pesquisa foi qualiquantitativo, com base na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Foram entrevistados vinte e cinco profissionais que participaram do processo de coaching. Os resultados obtidos a partir da análise do material empírico demonstram que o processo de coaching contribui com a carreira do coachee a partir do desenvolvimento de oito habilidades: 1) Habilidade para planejar as metas profissionais (administração tempo e rotina profissional), 2) Habilidade para focar nas metas e objetivos profissionais, 3) Habilidade para visualizar amplamente o cenário profissional, 4) Habilidade de expandir o autoconhecimento e ter clareza nos propósitos pessoais e profissionais, 5) Habilidade para disciplinar a rotina com mais objetividade, 6) Habilidade para desenvolver autoconfiança e segurança na tomada de decisões profissionais, 7) Habilidade para dar e receber feedback no ambiente profissional, e 8) Habilidade para gerar uma postura proativa no ambiente profissional. |
Abstract: | The interest of this research is to discover what are the contributions of the coaching process in career development coachee. In view of this, the scope of work is supported by a theoretical framework that is based on the contributions specified by the authors on the theme of Socratic and counseling approaches, and the four types of coaching cited in the text, which were divided by the relationship with the organizational environment and the nature of the process. Traditional and protean, stages a career crosses along the career path of the individual, and career project that "should" be prepared for it to conquer your goals - in thematic career, two types were presented. Thus, the design used in the research was quantitativequality, based on the methodology of the Collective Subject Discourse (CSD). Twenty-five professionals who participated in the coaching process were interviewed. The results obtained from the analysis of the empirical data demonstrate that the coaching process helps with career coachee from the development of eight skills: 1) Ability to plan professional goals (management time and work routine), 2) Ability to focus on goals and professional goals, 3) Ability to broadly view the professional scene, 4) Ability to expand the self and to have clarity in personal and professional 5 ) Ability purposes to discipline routine with more objectivity, 6) Ability to develop selfconfidence and safety in making professional decisions, 7) Ability to give and receive feedback in a professional environment, and 8) Ability to generate a proactive stance in the professional environment . |
Palavras-chave: | Coaching Contribuições do coaching Desenvolvimento de carreira |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Administração |
Programa: | Administração |
Citação: | ECARD, Dulcila Barreiros Torres. As contribuições do processo de coaching no desenvolvimento de carreira. 2014. 119p. Dissertação (Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/514 |
Data de defesa: | 10-Jun-2014 |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao ABNT DULCILA BARREIROS TORRES ECARD.pdf | Dissertacao ABNT DULCILA BARREIROS TORRES ECARD | 754,54 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.