Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/48
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Jacira Brasileiro Rodrigues dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4120013P5por
dc.contributor.advisor1Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee1Santos, Jair Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784788Z2#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee2Santos, Maria do Rosáriopt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:22Z-
dc.date.available2010-03-01pt_BR
dc.date.issued2007-03-26pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Jacira Brasileiro Rodrigues da. Interpersonal relationships in the hospital organization: case study in the neonatal intensive - care unit. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/48-
dc.description.resumoAs relações interpessoais da enfermagem nas organizações hospitalares são colocadas no centro das atenções, numa busca da melhor qualidade dos serviços prestados. A pesquisa aqui relatada teve como objetivos analisar as relações interpessoais na organização e as relações interpessoais da enfermagem na organização hospitalar. Fez-se uma revisão bibliográfica sobre dois temas relacionados a pessoas: as pessoas nas organizações e as pessoas na organização hospitalar. Cada uma dessas dimensões complementa a construção de um conhecimento que possibilita compreender melhor o tema. Na fase empírica, estudou-se o caso de uma organização hospitalar privada, situada na Cidade do Salvador. Esse estudo dividiu-se em três níveis analíticos, com base na pesquisa documental, nas categorias de análise e nas representações sociais. No primeiro, adotou-se como unidade de análise a organização hospitalar estudada, a sua filosofia de trabalho, a sua missão, seus valores e sua estrutura administrativa. O segundo nível deteve-se na caracterização da Unidade de Terapia Intensiva para Recém-Nascidos, considerando a filosofia da assistência prestada. O terceiro nível dedicou-se a analisar as relações interpessoais da equipe de enfermagem da unidade em estudo, composta por 34 profissionais, 10 enfermeiras e 24 técnicas de enfermagem. Os resultados sugerem que as relações interpessoais são decorrentes de outras experiências anteriormente elaboradas, caracterizando um processo recorrente. Apesar de existir uma conscientização da importância das relações interpessoais no resultado da qualidade da assistência prestada, ainda falta na enfermagem uma maior consciência social e profissional. O processo de comunicação é o principal elemento desencadeador da resposta do outro na relação interpessoal, e a ocorrência de conflitos mostra um descompasso entre a competência profissional em detrimento da interpessoal. A responsabilidade do profissional enfermeiro vai além do seu preparo técnico. Ela se identifica com a percepção, a atitude e com os comportamentos éticos, sendo este um fator estratégico na diferenciação da organização no mercado de trabalho. Esse nível de responsabilidade deve ser estimulado na formação dos profissionais, uma vez que a relação interpessoal, base do processo de trabalho da enfermagem, interfere na qualidade da assistência, assim como no olhar de satisfação do ambiente e da equipe de trabalho. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para um repensar construtivo dessas relações nas organizações e na área da enfermagem.por
dc.description.abstractThe interpersonal relationships of nursing in hospital organizations are placed in focus of attention in order to find the best quality of the given services. The research related here had as purposes analyze interpersonal relationships in the organization and the interpersonal relationships of nursing at the hospital organization. According to these objectives, it was made a bibliographical revision about two subjects related to people: people in the organizations and people in the hospital organization. Each one of these topics is useful in the construction of a knowledge that helps to understand the subject in a better way. In the empirical phase, the case of a private hospital organization, located in the city of Salvador, was studied. This study was divided into three analytical levels, with basis in the documentary research, in categories of analysis and in social representations. In the first one, the studied hospital organization, its working philosophy, its mission, its values and its administrative structure were the unities of analysis. The second level focused on the characteristics of the Neonatal Intensive Care Unity, considering the philosophy of the given assistance. The third level concentrated on the analysis of the interpersonal relationships of the hospital nursing staff, composed by 34 professionals, 10 nurses and 24 technical nurses. The results suggest that interpersonal relationships are due to other experiences elaborated previously, characterizing a recurrent process. Although exists a awareness about the importance of interpersonal relationship in the result of the quality of the given assistance, it is still missing more social and professional conscience in nursing. The communication process is the main trigger element of other's answer in the interpersonal relationship, and the occurrence of conflicts shows a mismatch between the professional competence over the interpersonal. The responsibility of the nurse goes far beyond his/her technical competence. This responsibility is related to the perception, to the attitude and to the ethical behavior, being this last one a strategic factor in the differentiation of the organization in the labor market. This level of responsibility should be stimulated in academic background, since the interpersonal relationship, the basis of the nursing job process, interferes in the quality of assistance, as well as in the level of satisfaction of the environment and of the staff. It is expected that these results could contribute to a constructive rethink of these relationships in the organizations and in the nursing area.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Jacira Brasileiro 2010.pdf: 861814 bytes, checksum: d23eb9693a0b40cb97b80b7fb0a53bdb (MD5) Previous issue date: 2007-03-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/450/Dissertacao%20Jacira%20Brasileiro%202010.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectQualidade da assistênciapor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectResponsabilidade profissionalpor
dc.subjectInterpersonal relationshipseng
dc.subjectPeople managementeng
dc.subjectQuality of assistanceeng
dc.subjectEthiceng
dc.subjectProfessional responsibilityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleRelações interpessoais na organização hospitalar: um estudo de caso na unidade de terapia intensiva neonatalpor
dc.title.alternativeInterpersonal relationships in the hospital organization: case study in the neonatal intensive - care uniteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Jacira Brasileiro 2010.pdf841,62 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.