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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Vilson Alves da-
dc.contributor.advisor1SILVA, Jader Cristino de Souza-
dc.contributor.referee1PAIXÃO, Roberto Brazileiro-
dc.contributor.referee2MENDES, Victor-
dc.date.accessioned2017-07-06T23:14:57Z-
dc.date.issued2014-09-12-
dc.identifier.citationSILVA, Vilson Alves da. Aprendizagem organizacional: um estudo quantitativo da influência das modalidades de aprendizagem na formação de gestores em empresas familiares de Vitória da Conquista no Sudoeste baiano. 2014. 136p. Dissertação (Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2014.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/482-
dc.description.resumoO ambiente empresarial tem sido marcado por ampla complexidade e instabilidade. Diante disto, a aprendizagem organizacional tem se destacado como relevante condição para as organizações que anseiam estar um passo à frente dos seus concorrentes. Outro ponto também importante a ser destacado é o processo de formação gerencial e a bagagem de conhecimentos adquiridos ao longo deste processo, uma vez que os gestores são fundamentais enquanto desenvolvedores de estratégias, bem como para o bom andamento das atividades organizacionais, por assim dizer, para o alcance das metas e objetivos da organização. A presente pesquisa busca compreender a relação entre as modalidades de aprendizagem organizacional (AO) e a formação dos gestores em Empresas Familiares. Foram reconhecidos os processos formal e informal, os quais apresentam suas respectivas modalidades de aprendizagem para o desenvolvimento das habilidades gerenciais, como também do conteúdo desse processo. Para o alcance dos objetivos aqui estabelecidos, foram adotados métodos quantitativos de pesquisa e, para apreender as variáveis latentes analisadas, utilizadas duas escalas de medidas, desenvolvidas por Dos-Santos (2013). A primeira escala busca apreender as modalidades de AO e a segunda aferir as habilidades desenvolvidas por gestores de empresas familiares. A identificação da relação existente entre ambas as escalas se dará através da utilização de uma Regressão Linear Multivariada, no intuito de se perceber quais as modalidades mais bem explicam a aprendizagem e a formação de gestores nesse modelo de empreendimento.por
dc.description.abstractThe business environment has been marked by wide complexity and instability. Given this, organizational learning has been highlighted as an important condition for organizations that yearn to be one step ahead of your competitors. Also another important point to be noted is the process of managerial training and the amount of knowledge acquired during this process, since managers are fundamental strategies while developers as well as for the proper conduct of organizational activities, so to speak to achieve the goals and objectives of the organization. In the meantime, this research seeks to understand the relationship between modes of organizational learning (AO) and the training of managers in Family Business. The formal and informal processes, which have their respective modes of learning for the development of managerial skills, as well as the content of learning were recognized. To achieve the objectives set forth herein, quantitative research methods were adopted, and to seize the latent variables, used two scales of measures developed by Dos-Santos (2013). The first attempts to grasp the scale modes of AO and the second assessing the skills developed by managers of family businesses. The identification of the relationship between both scales will be through the use of a Linear Multivariate Regression, in order to understand which methods best explain the learning and training managers in enterprise model.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-07-06T23:14:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertação VILSON ALVES DA SILVA.pdf: 1806052 bytes, checksum: 95f61d5a7b85414823c2e6dd54999646 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-06T23:14:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação VILSON ALVES DA SILVA.pdf: 1806052 bytes, checksum: 95f61d5a7b85414823c2e6dd54999646 (MD5) Previous issue date: 2014-09-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpresa familiarpor
dc.subjectAprendizagem organizacional (AO)por
dc.subjectFormação de gestorespor
dc.subjectFormação de gestorespor
dc.subjectProcessos de aprendizagempor
dc.subjectModalidades de AOpor
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleAprendizagem organizacional: um estudo quantitativo da influência das modalidades de aprendizagem na formação de gestores em empresas familiares de Vitória da Conquista no Sudoeste baianopor
dc.typeDissertaçãopor
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