Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/426
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Educação a Distância como instrumento de transformação social: os reflexos do curso de graduação em administração no contexto de vida dos egressos - um estudo na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
Autor: | OLIVEIRA, Antonia Carlinda Cunha de |
Primeiro orientador: | BOAVENTURA, Edivaldo Machado |
Primeiro membro da banca: | AMORIM, Antonio |
Segundo membro da banca: | PIMENTA, Lidia Boaventura |
Terceiro membro da banca: | PEDRAO, Fernando Cardoso |
Quarto membro da banca: | SOUZA, Regina Celeste de Almeida |
Resumo: | O objetivo da presente tese consiste em estudar e compreender o processo de oferta da Educação a Distância em uma universidade pública, que como tantas outras desta natureza e domínio jurídico, focaliza, prioritariamente, a oferta de cursos de graduação na modalidade presencial. Esta pesquisa, portanto, visa entender e descrever como a oferta do curso de graduação a distância em Administração – projeto piloto – da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido em parceria com a Universidade da Bahia (UNEB), repercutiu pessoal, social e profissional na vida dos egressos. O pressuposto que orienta esta pesquisa é que a educação a distância é uma modalidade educacional mediatizada pelas tecnologias da comunicação e informação (TIC) e que almeja promover uma interação entre os diversos sujeitos do processo, com o propósito de viabilizar um encontro pedagógico emancipatório e autônomo. Assim, para estudar os aspectos que envolvem a educação a distância e as suas imbricações com o desenvolvimento se toma como referencial teórico os estudiosos que se encontram destacados ao longo do presente estudo. A investigação pautou-se na abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica, o estudo de caso. Na coleta de dados de campo foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com questões abertas. Da análise dos dados coletados, infere-se que a educação a distância se constitui em um fator de desenvolvimento, na medida em que promove o acesso à educação escolarizada a um grande contingente de pessoas que de outra forma não teriam oportunidade de ingresso neste nível de ensino. Além disso, se mostra como alternativa promissora para a universalização do ensino superior e como estratégia de significativo potencial para estimular a educação continuada. |
Abstract: | The goal of such a thesis has been to study as well as comprehend the process of implementation of teaching in distance education in a public university in which the juridical system has focused on the offer of courses of undergraduation face to face. Such a research, therefore intends to understand and describe how such an offer of these courses, particularly the administration courses – piloto project of Aberta Univerty of Brazil ( UAB), which have been offered at a partnership with the University of State of Bahia (UNEB) has affected personally, socially and professionally the alumni. Such a distance education has been based upon information and communication technologies (TIC) and it intends to promote an interaction among all people who have been involved in such a process in order for an up-to-date pedagogical consolidation with autonomy based on the theoreticals who deal with such a theme. Such a research has been based upon the case study in a qualitative way through different interviews. Due to such an empirical investigation, it has been observed that such a distance education has promoted development for many people who without this kind of education they would not have another opportunity to study in a university as well as such a thesis has shown itself as an alternative fundamental in order to increase still more a consciousness for an education like that all over the world and stimulate it for good. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento. Educação a distância. Transformação social. Development. Education. Distance Education. Social Transformation |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Programa: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Citação: | OLIVEIRA, Antonia Carlinda Cunha de. Educação a Distância como instrumento de transformação social: os reflexos do curso de graduação em administração no contexto de vida dos egressos - um estudo na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2015. [210]. Tese( Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, [Salvador] . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/426 |
Data de defesa: | 17-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese ANTONIA CARLINDA CUNHA DE OLIVEIRA.pdf | Tese ANTONIA CARLINDA CUNHA DE OLIVEIRA | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.