Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/394
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mercado de gás natural dos setores químicos e termoelétrico para os próximos 10 anos no estado da Bahia
Autor: Garcia, Celestino Bonte
Primeiro orientador: Rocha, Paulo Sérgio de Mello Vieira
Primeiro coorientador: Ferreira, Luiz Eraldo Araujo
Primeiro membro da banca: Vianna Junior, Tarcilio Dutra
Segundo membro da banca: Correia, James Silva Santos
Terceiro membro da banca: Neves, Sérgio Bello
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo estimar o mercado de gás natural no Estado da Bahia para os setores químico e termoelétrico até 2015. Esses dois setores são os mais importantes consumidores de gás natural no Estado. O dimensionamento de gás natural desses dói mercados, âncoras de consumo, contribuirá para identificar as obras estruturantes necessárias para regularizar o suprimento de gás natural para os próximos 10 anos no Estado. Convém ressaltar que o gás natural representa uma fonte primária de energia de vital importância para viabilizar o crescimento da economia baiana. O trabalho apresenta uma visão geral da indústria do gás natural, mostrando alguns aspectos do seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil, comparativamente aos principais países que fazem uso de forma mais intensiva desse energético. A cadeia do gás natural foi apresentada nas suas principais etapas, buscando fornecer um conhecimento básico do seu funcionamento. A abordagem das questões regulatórias está disponibilizada em capítulo específico, pois a sua clareza e evolução são de fundamental importância para o crescimento da indústria do gás natural no Brasil. Um outro ponto abordado é o problema ambiental, cujas restrições aos derivados de petróleo, devido ao avanço da legislação ambiental favorecem o market share do gás natural. O mercado de gás foi elaborado a partir de quatro cenários econômicos para o país até 2015, que serviu de base para a construção dos mesmos para os setores químico e termoelétrico. Os cenários elaborados permitiram dimensionar a demanda de gás para estes mercados para os próximos 10 anos, além de gerar dados sobre o crescimento e organização da indústria petroquímica nacional e no Estado da Bahia. Outras informações importantes são as projeções de demanda de energia elétrica na Bahia e os problemas levantados sobre a falta de novos potenciais hídricos representativos no Nordeste, tornando a operação das usinas termoelétricas de primordial importância para o equacionamento do suprimento de energia elétrica na região.
Palavras-chave: Gás natural - Aspectos econômicos
Indústria Termoéletrica - Bahia
Indústria Petroquímica - Bahia
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Energia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Regulação da Indústria de Energia
Citação: GARCIA, Celestino Bonte. Mercado de gás natural dos setores químicos e termoelétrico para os próximos 10 anos no estado da Bahia. 2006. 224 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/394
Data de defesa: 9-Nov-2006
Aparece nas coleções:Regulação da Industria de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Celestino Boente.pdf2,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.