???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/371
Tipo do documento: Dissertação
Título: MODELAGEM DA MATRIZ ENERGÉTICA DE UNIDADES CONSUMIDORAS CONECTADAS A CONCESSIONÁRIAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DESSES CONSUMIDORES ADOTAREM COGERAÇÃO A GÁS NATURAL
Autor: Selch, João Carlos Lago 
Primeiro orientador: Rocha, Paulo Sérgio de Mello Vieira
Primeiro membro da banca: Ferreira, Luiz Eraldo Araujo
Segundo membro da banca: Ferreira, Doneivan Fernandes
Resumo: O racionamento de energia elétrica ocorrido em 2001-2002 redirecionou a reestruturação dos serviços públicos de energia elétrica para maior regulação no segmento de distribuição, visando à garantia do fornecimento aos consumidores. Regras mais restritivas obrigam as concessionárias a contratar o seu mercado de energia com uma previsão mínima de cinco anos, penalizando-as por déficits ou contratação acima de 3% da carga. Entre 2004-2006 cresceu o número de consumidores livres e, mais recentemente, percebe-se o aumento da procura por Fontes Alternativas de Energia, para suprimento de cargas com demanda igual ou superior a 500 kW e atendidas em tensão inferior a 69 kV. Inexistem nas regras atuais mecanismos de compensação de sobras neste segmento, cabendo às concessionária, contrariamente ao que ocorre no ambiente de contratação livre, arcar com a energia dos contratos migrados. Neste sentido, a migração do cliente para um sistema de cogeração com base em gás natural é a pior situação para as concessionárias, pois além da energia não devolvida, elas também perdem a receita do uso do sistema de distribuição. O propósito deste estudo é apresentar uma ferramenta que, mapeando a necessidade energética de uma unidade produtiva através de dois modelos: o primeiro, atendida por concessionária de distribuição; o segundo, através de sistema de cogeração, analise a viabilidade econômiço-financeira da migração para a cogeração utilizando-se gás natural como combustível.
Palavras-chave: Cogeração
Gás Natural
Turbinas
Contratação de energia
Energia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Energia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Regulação da Indústria de Energia
Citação: SELCH, João Carlos Lago. MODELAGEM DA MATRIZ ENERGÉTICA DE UNIDADES CONSUMIDORAS CONECTADAS A CONCESSIONÁRIAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DESSES CONSUMIDORES ADOTAREM COGERAÇÃO A GÁS NATURAL. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/371
Data de defesa: 18-Sep-2009
Appears in Collections:Regulação da Industria de Energia

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao JOAO CARLOS LAGO SELCH.pdf1,07 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.