???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/370
Tipo do documento: Dissertação
Título: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO ACRE: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA GLÓRIA PERES
Título(s) alternativo(s): ENERGY EFFICIENCY IN THE PUBLIC SCHOOLS STATE OF ACRE: A CASE STUDY OF SCHOOL PERES GLORY
Autor: Veras, Aluizio Antonio
Primeiro orientador: Silva, Kleber Freire da
Primeiro membro da banca: Valente, André Luiz de Carvalho
Segundo membro da banca: Reis, Tereza Virgínia Mousinho
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo para avaliar o uso racional e eficiente de energia elétrica de usos finais nas escolas públicas do Estado do Acre, voltada para a análise das instalações elétricas das escolas. Foram realizadas medições nas instalações e levantamento de usos finais como: iluminação, ar-condicionado, microcomputadores e outros equipamentos. São apresentados procedimentos para o levantamento do potencial de conservação e croquis de situação da iluminação existente nas salas de aula, para analise da iluminância existente do potencial de conservação de energia elétrica do uso final analisado. A aplicação prática é mostrada na forma de um estudo de caso, realizado na escola Glória Peres, considerada como escola padrão do Estado do Acre, localizado no município de Rio Branco, capital do Estado do Acre. Este trabalho apresenta o conceito de regulação, longe de ser interesse meramente acadêmico, é imprescindível para que seja definida a competência dos órgãos e entidades públicas que exercem essa função.
Abstract: This paper presents a study to evaluate and systematize the rational and efficient use of electricity end uses in the public schools of the State of Acre, focuses on an analysis of wiring in schools. Measurements were made on the premises and removal of end uses such as lighting, air conditioning, computers and other equipment. Procedures are presented for removing the potential for conservation and sketches of the situation existing lighting in classrooms, to examine the illuminance of the existing potential for energy conservation electric end use analysis. The practical application is shown in the form of a case study, conducted in school Glória Peres, considered a model school in the state of Acre, located in Rio Branco, capital of Acre. This paper presents the concept of regulation, far from being merely academic interest, it is essential in order to define the powers of the organs and public bodies that perform this function.
Palavras-chave: Eficiência energética
Escolas públicas
Regulação
Energy efficiency
Public schools
Regulatory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Energia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Regulação da Indústria de Energia
Citação: VERAS, Aluizio Antonio. ENERGY EFFICIENCY IN THE PUBLIC SCHOOLS STATE OF ACRE: A CASE STUDY OF SCHOOL PERES GLORY. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Salvador, Salvador, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/370
Data de defesa: 15-Oct-2010
Appears in Collections:Regulação da Industria de Energia

Files in This Item:
File SizeFormat 
DISSERTACAO ALUIZIO ANTONIO VERAS.pdf661,17 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.