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Tipo do documento: Dissertação
Título: Responsabilidade social corporativa e envolvimento do consumidor: um estudo soteropolitano (2008)
Autor: Paixão, Laura Lavigne de Lemos 
Primeiro orientador: Bruni, Adriano Leal
Primeiro membro da banca: Ladeira, Rodrigo
Segundo membro da banca: Oliveira, Sérgio Ricardo Goes de
Resumo: A Responsabilidade Social Corporativa, RSC, se tornou um tema estudado nas últimas décadas por teóricos do campo da administração de empresas e do marketing. Apesar de já consolidada no exterior, no Brasil, a adoção destas ainda é incipiente, motivo que justifica a necessidade de reunir todos os atores sociais academia, governos e sociedade civil na discussão em torno do tema. Entretanto, o grande número de estudos sobre a RSC tem enfoque no ponto de vista das organizações, verificando-se uma lacuna de reflexão sob a ótica do consumidor. Este estudo verifica o impacto das práticas de responsabilidade social sobre o consumidor. Nessa direção, o objetivo da pesquisa foi, através de um modelo de regressão linear múltipla, verificar a relação das Práticas de Responsabilidade Social Corporativa, PRSC, com o benefício percebido, valor percebido e intenção de compra, considerando as variáveis grau de envolvimento, atitudes socialmente responsáveis, faixa etária e classe social, provenientes de estudos anteriores presentes na Teoria do Marketing. A metodologia escolhida foi baseada na pesquisa experimental, e foi aplicada na região metropolitana de Salvador. A amostra foi composta de 225 respondentes, onde foi predominante a classe media alta (56%) e um público jovem, 60% até 30 anos. Na análise dos resultados foram executados os procedimentos de validação da amostra e variáveis, seguidos pela aplicação da técnica de escalonamento e a regressão linear propriamente dita. Buscando garantir que os pré supostos assumidos não foram quebrados, a análise dos resíduos encontrados foi realizada e constatou a homogeneidade nos resultados. Do modelo proposto, a relação positiva entre práticas de responsabilidade social corporativa e benefício e valor percebido e intenção de compra corroborou com os achados de estudos existentes. Para as variáveis, envolvimento e classe social, os resultados encontrados foram estatisticamente significantes que justificam aceitar a associação proposta. A conclusão do trabalho indica que as PRSC geram impacto positivo no comportamento do consumidor, no seu processo de compra e mostra-se como uma importante ferramenta estratégica para as empresas, podendo ser um diferencial para o consumidor na sua decisão de compra.
Abstract: Social Corporative Responsibility (SCR) has been extensively studied over the last decades. As opposed to most societies; the practice of SCR is incipient in Brazil. This justifies profound discussions among government groups and civil society. A great number of studies about SCR focus on organizations, lacking attention on consumer s point of view. This essay aims to fill this gap. Recent studies demonstrate a growing interest of consumers on social actions by organizations. The objective of the present study is to evaluate society reaction towards practices of Social Corporation Responsibility (PSCR) considering the following variables: degree of involvement, social responsible attitudes, age group e social class, based in precedent studies of Marketing theory. The chosen methodology was based in experimental research and was applied in Salvador Metropolitan region using the model of multiple linear regressions. The sample consisted of 225 young individuals from high middle class (56%). Before analyzing the results, the sample and the variables were validated followed by the application of the escalonation technique and the linear regression properly. The analyses of the results were done trying not the break the presuppositions. The homogeneity of the results was confirmed. The relationship between involvement and social class were statistically significant, justifying the acceptance of association proposed. The results of this study indicates that the PRSCs generate positive impact on consumer behavior in the buying process and shows PRSC as an important strategic tool for companies and may be a differential to the consumer in their purchase decision-making.
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa
Envolvimento
Consumidor
Benefício Percebido
Valor Percebido e Intenção de Compra
Social Corporative Responsibility
Involvement
Consumer
Purchase decisionmaking
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: PAIXÃO, Laura Lavigne de Lemos. Responsabilidade social corporativa e envolvimento do consumidor: um estudo soteropolitano (2008). 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/33
Data de defesa: 7-Out-2008
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