???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/222
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE POÇÕES, SUDOESTE DA BAHIA
Título(s) alternativo(s): ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOLS OF THE CITY OF COUNTRYSIDE POTIONS, SOUTHWEST OF BAHIA
Autor: Batista, Jaqueline Errico Austregésilo 
Primeiro orientador: Boaventura, Edivaldo Machado
Primeiro membro da banca: Souza, Regina Celeste de Almeida
Segundo membro da banca: Almassy Junior, Alexandre Americo
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar as ações de Educação Ambiental implantadas nas Escolas do Campo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Poções, município localizado no Sudoeste da Bahia, a fim de verificar o alcance de seus efeitos no cotidiano de professores, alunos, pais e comunidade rural, como um instrumento de transformação social e de melhoria da relação desses sujeitos com o meio ambiente. Trata-se de uma dissertação cujo estudo foi concebido como uma pesquisa empírica, a qual foi desenvolvida para responder ao problema: As ações de Educação Ambiental implantadas, a partir de 2007, nas Escolas do Campo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Poções e no distrito de Morrinhos desse município têm se incorporado ao cotidiano de professores, alunos, pais e comunidade rural como um instrumento de transformação social e de melhoria da relação dessas pessoas com o meio ambiente? . O trabalho focaliza a história da Educação Ambiental no contexto mundial, nacional e baiano, à luz das políticas públicas e dos documentos oficiais, no âmbito da educação não formal, faz um esboço sócio-histórico de Poções e descreve as ações de Educação Ambiental desenvolvidas no município pelo Programa Despertar do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional da Bahia (Senar-BA). A análise de dados coletados na pesquisa permitiu refletir sobre o papel da Educação Ambiental, que, ao se constituir como instrumento efetivo de transformação social, é capaz de viabilizar a adoção de práticas ecológicas pedagogicamente orientadas para promover a mudança de hábitos, comportamentos e atitudes, com a perspectiva de se alcançar e garantir o desenvolvimento sustentável.
Abstract: The aim of this study is to analyse the actions of Environmental Education introduced in the Schools of the Field of the 1st one to the 5th year of the Basic Teaching of Poções, municipality located in the Southwest of Bahia, in order to check the reach of his effects in the daily life of teachers, pupils, parents and rural community, like an instrument of social transformation and of improvement of the relation of these subjects with the environment. This is a dissertation whose study was conceived like an empirical research, which it was developed to answer to the problem: The actions of Environmental Education introduced, starting from 2007, in the Schools of the Field of the 1st one to the 5th year of the Basic Teaching of Potions and in the district of Morrinhos of this municipality have been incorporated to the daily life of teachers, pupils, parents and rural community as an instrument of social transformation and of improvement of the relation of these persons with the environment? The work focuses the history of the Environmental Education in the worldwide, national and Bahia context, according the public politics and official documents, in the context of the no formal education, no formal, does a sociohistorical synthesis of Poções and it describes the actions of Environmental Education developed in the municipality for the Awakening Program of the National Service of Rural Learning Bahia Regional Management (Senar-BA). The analysis of data collected in the inquiry allowed to think about the role of the Environmental Education, which it constitutes like effective instrument of social transformation, and then it is able of viable the adoption of ecological practices pedagogically orientated to promote the change of habits, behaviours and attitudes, with the perspective of reaching and to guarantee the sustainable development.
Palavras-chave: Educação ambiental
Transformação social
Desenvolvimento sustentável
Environmental education
Social transformation
Sustainable development
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ESTUDOS DA HABITACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: BATISTA, Jaqueline Errico Austregésilo. ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOLS OF THE CITY OF COUNTRYSIDE POTIONS, SOUTHWEST OF BAHIA. 2012. 254 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/222
Data de defesa: 14-Oct-2012
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional e Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao JAQUELINE ERRICO AUSTREGESILO BATISTA.pdf5,23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.