Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Jaqueline Errico Austregésilopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759392A7por
dc.contributor.advisor1Boaventura, Edivaldo Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788342A3por
dc.contributor.referee1Souza, Regina Celeste de Almeidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708075E0por
dc.contributor.referee2Almassy Junior, Alexandre Americopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709577D7por
dc.date.accessioned2016-04-29T14:11:23Z-
dc.date.available2013-08-18pt_BR
dc.date.issued2012-10-14pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Jaqueline Errico Austregésilo. ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOLS OF THE CITY OF COUNTRYSIDE POTIONS, SOUTHWEST OF BAHIA. 2012. 254 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2012.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/222-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar as ações de Educação Ambiental implantadas nas Escolas do Campo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Poções, município localizado no Sudoeste da Bahia, a fim de verificar o alcance de seus efeitos no cotidiano de professores, alunos, pais e comunidade rural, como um instrumento de transformação social e de melhoria da relação desses sujeitos com o meio ambiente. Trata-se de uma dissertação cujo estudo foi concebido como uma pesquisa empírica, a qual foi desenvolvida para responder ao problema: As ações de Educação Ambiental implantadas, a partir de 2007, nas Escolas do Campo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Poções e no distrito de Morrinhos desse município têm se incorporado ao cotidiano de professores, alunos, pais e comunidade rural como um instrumento de transformação social e de melhoria da relação dessas pessoas com o meio ambiente? . O trabalho focaliza a história da Educação Ambiental no contexto mundial, nacional e baiano, à luz das políticas públicas e dos documentos oficiais, no âmbito da educação não formal, faz um esboço sócio-histórico de Poções e descreve as ações de Educação Ambiental desenvolvidas no município pelo Programa Despertar do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional da Bahia (Senar-BA). A análise de dados coletados na pesquisa permitiu refletir sobre o papel da Educação Ambiental, que, ao se constituir como instrumento efetivo de transformação social, é capaz de viabilizar a adoção de práticas ecológicas pedagogicamente orientadas para promover a mudança de hábitos, comportamentos e atitudes, com a perspectiva de se alcançar e garantir o desenvolvimento sustentável.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyse the actions of Environmental Education introduced in the Schools of the Field of the 1st one to the 5th year of the Basic Teaching of Poções, municipality located in the Southwest of Bahia, in order to check the reach of his effects in the daily life of teachers, pupils, parents and rural community, like an instrument of social transformation and of improvement of the relation of these subjects with the environment. This is a dissertation whose study was conceived like an empirical research, which it was developed to answer to the problem: The actions of Environmental Education introduced, starting from 2007, in the Schools of the Field of the 1st one to the 5th year of the Basic Teaching of Potions and in the district of Morrinhos of this municipality have been incorporated to the daily life of teachers, pupils, parents and rural community as an instrument of social transformation and of improvement of the relation of these persons with the environment? The work focuses the history of the Environmental Education in the worldwide, national and Bahia context, according the public politics and official documents, in the context of the no formal education, no formal, does a sociohistorical synthesis of Poções and it describes the actions of Environmental Education developed in the municipality for the Awakening Program of the National Service of Rural Learning Bahia Regional Management (Senar-BA). The analysis of data collected in the inquiry allowed to think about the role of the Environmental Education, which it constitutes like effective instrument of social transformation, and then it is able of viable the adoption of ecological practices pedagogically orientated to promote the change of habits, behaviours and attitudes, with the perspective of reaching and to guarantee the sustainable development.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:11:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao JAQUELINE ERRICO AUSTREGESILO BATISTA.pdf: 5357108 bytes, checksum: 8bcfe7da8611200c5887eae3b5632f85 (MD5) Previous issue date: 2012-10-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/439/Dissertacao%20JAQUELINE%20ERRICO%20AUSTREGESILO%20BATISTA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectTransformação socialpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSocial transformationeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ESTUDOS DA HABITACAOpor
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE POÇÕES, SUDOESTE DA BAHIApor
dc.title.alternativeENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOLS OF THE CITY OF COUNTRYSIDE POTIONS, SOUTHWEST OF BAHIAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao JAQUELINE ERRICO AUSTREGESILO BATISTA.pdf5,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.