Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/21
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Claudia Fontes Magalhãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737493P0por
dc.contributor.advisor1Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee1Marback Neto, Guilhermept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781702E3#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee2Santos, Jair Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784788Z2#Dadospessoaispor
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:13Z-
dc.date.available2009-04-13pt_BR
dc.date.issued2006-03-27pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Claudia Fontes Magalhães. Gestão da tecnologia da informação nas Instituições de Ensino Superior. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/21-
dc.description.resumoA utilização da tecnologia da informação (TI) na atualidade demonstra o esforço do ser humano na tentativa de superar a separação geográfica ainda existente entre as pessoas e as instituições. Isso vem ocorrendo através das novas formas de comunicação. Como um produto das interações sociais, as instituições de ensino superior (IES) vêm sendo impulsionadas cada vez mais, pelo desenvolvimento tecnológico, para assimilar as mudanças ocorridas nessa área. O estudo aqui relatado faz uma abordagem sobre a gestão da TI numa instituição de ensino superior privada, da Cidade do Salvador. O objetivo consistiu em identificar os aspectos referentes ao uso desta tecnologia na instituição escolhida, destacando-se o uso da internet para fins de pesquisa e de capacitação, a infra-estrutura tecnológica disponibilizada pela instituição, a disponibilidade de investimento, o grau de satisfação dos usuários com relação aos sistemas de informação, os benefícios e o alinhamento da TI com o planejamento estratégico da instituição (Peti). A pesquisa justifica-se pelo fato da sociedade brasileira estar passando por um período de transformações no qual a TI tem sido uma das impulsionadoras dessas mudanças. Partindo dessa compreensão, revela-se a importância das IES como produtoras e disseminadoras do conhecimento, fato determinante para a escolha do objeto de estudo. Como procedimento metodológico adotou-se a abordagem qualitativa através de um estudo de caso único numa IES privada de Salvador, a Faculdade Baiana de Ciências (Fabac). Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, enquanto a população e a amostra intencional, eleitas na pesquisa, foram constituídas pelos dirigentes, pelos gestores corporativos, pelos docentes, pelos discentes e pelos profissionais da área administrativa. De uma maneira geral conseguiu-se chegar a um conhecimento mais profundo do processo de informatização da Fabac, além de constatar, a partir das sete categorias de análise adotadas, o interesse da instituição em investir em TI, a disponibilidade de investimento e a relação custo benefício que balizam a implementação de novas soluções. Além do mais, o estudo destaca a necessidade premente de se proceder a uma revisão na infra-estrutura tecnológica da IES, incluindo os laboratórios de informática, o investimento em capacitação e um direcionamento no sentido da TI trabalhar alinhada ao planejamento estratégico da organização.por
dc.description.abstractThe use of information technology (IT) in modern times shows the human being s effort to try to overcome the geographical separation that still exists between people and the institutions. This has been happening through the new ways of communication. As a result of social interactions, the higher education institutions are being stimulated more and more by the technological development, in order to assimilate the changes in this field. This study brings an approach about the management of IT in a private higher education institution from Salvador. Its ultimate purpose is to identify the aspects related to the use of this technology in the chosen institution, emphasizing the use of Internet with a view to research and training, the technological infrastructure provided by the institution, the availability of investment, the degree of satisfaction of the information systems users, the benefits and the alignment of IT with the strategic planning of the institution. The importance of this study is due to the fact that Brazilian society is living a period of changes, in which the IT has been seen as one of the boosters of these changes. According to this conception, it is easy to see the importance of the higher education institutions working as producers and disseminators of knowledge. And this was a determining fact to choose the object of this study. As a methodological procedure, a qualitative approach was adopted through the study of a single case in a private higher education institution from Salvador, the Faculdade Baiana de Ciências (Fabac). The data were collected by means of interviews and questions, while the population and the deliberate sample were composed of corporative managers, teachers, students and professionals involved with administrative work. In general, the study enabled to come to a deeper knowledge of the computerization process of the Fabac, and also it was possible to verify, through the seven categories of analysis adopted, the interest of the institution in investing in IT, the availability of investment and the relation cost-benefit that determines the implementation of new solutions. Besides, the study points the urgent need of a review in the technological infrastructure of the higher education institutions, including computer labs, the investment in training and the need of having the IT working aligned with the strategic planning of the organization.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Claudia Magalhaes 2006 texto completo.pdf: 532855 bytes, checksum: 16fdff9643f23295bbab696525573ca8 (MD5) Previous issue date: 2006-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/457/Dissertacao%20Claudia%20Magalhaes%202006%20texto%20completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectplanejamento estratégico da tecnologia da informaçãopor
dc.subjectinvestimento em TIpor
dc.subjectinternetpor
dc.subjectsistemas de informaçãopor
dc.subjectcapacitaçãopor
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subjectStrategic planning of the information technologyeng
dc.subjectInvestment in ITeng
dc.subjectInterneteng
dc.subjectInformation systemseng
dc.subjectTrainingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleGestão da tecnologia da informação nas Instituições de Ensino Superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Claudia Magalhaes 2006 texto completo.pdf520,37 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.