Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/15
Tipo do documento: Dissertação
Título: A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás
Autor: Santos, Raul César Mello dos
Primeiro orientador: Kustner, Rocio Castro
Primeiro membro da banca: Ramos, Alba Regina Neves
Segundo membro da banca: Schommer, Paula Chies
Resumo: A responsabilidade social das empresas é um tema muito atual, sua noção se expandiu nos últimos anos, e deve ser amplamente discutido na academia, e percebido como um ponto importante a ser observado e trabalhado nas organizações. Por esse motivo, o presente trabalho propõe discutir acerca dos mecanismos de divulgação das ações de responsabilidade social empresarial, de tal forma a buscar uma possível relação entre a Responsabilidade Social Empresarial, fruto de uma cultura organizacional, e a forma como o cultura organizacional é percebida e utilizada nesse contexto de mudanças, objetivando alavancar a gestão focada na Responsabilidade Social Empresarial. O trabalho discute o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e como esta prática está incorporada na empresa, mediante a mudança na cultura da organização, como legítimo instrumento de divulgação e conscientização social em uma empresa de petróleo. Dentro do estudo se busca identificar a percepção dos gestores e funcionários quanto à responsabilidade social empresarial, e como a RSE se encontra presente na cultura da organização. A metodologia utilizada identifica o estudo de caso e a abordagem foi qualitativa e quantitativa. Como fonte de coleta de dados fez-se uso da pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas, e questionário, aplicadas em alguns diretores, gerentes, e funcionários. Os resultados da pesquisa indicam, que os programas, a maneira como se da a gestão bem como a percepção dos gestores e demais funcionários estão orientados em um modelo de desempenho social corporativo, onde se procura contemplar todos os grupos com os quais a empresa mantém relacionamento. Gestores e funcionários entendem que as ações no campo da Responsabilidade social é algo que faz parte da história da empresa, apesar de que eles também percebem a importância estratégica desta orientação social. O estudo identifica também uma estrutura muito bem construida e consolidada, direcionando a cultura da empresa e seus funcionários no caminho da responsabilidade social consciente. A análise dos resultados indica a necessidade de aprofundamento da investigação do tema.
Abstract: Corporate social responsibility is a very current theme, its notion has expanded in recent years, and should be discussed broadly in the academy and perceived as an important issue that should be observed and performed in organizations. Therefore, the present work will discuss the mechanisms of disclosure and actions of the corporate social responsibility, in the sense of seeking a relationship between the corporate social responsibility and how the organizational culture is perceived and utilized in the context of social change, objectifying the management of the corporate social responsibility. (CSR). This research discusses the concept of the corporate social responsibility (CSR) and how this practice is incorporated in the company by means of cultural change in the organization, such as a legitimate instrument of social awareness in an oil company. This study searches to identify the perception of the managers and employees of the social responsibilities in the company and if CSR is present in the culture of the organization. The method used in this research is exploratory-descriptive with data collected through qualitive interviews with various directors, managers and employees. This study leaves a challenge for the field of organizational studies to unmask the characteristics of the phenomenon that still requests many studies in Brazil.
Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial
Cultura organizacional
Corporate Social Responsibility
Organizational Culture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SANTOS, Raul César Mello dos. A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás. 2007. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/15
Data de defesa: 6-Set-2007
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Raul Santos 2007.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.