Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/15
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Raul César Mello dospt_BR
dc.contributor.advisor1Kustner, Rocio Castropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=7519914156323055por
dc.contributor.referee1Ramos, Alba Regina Nevespt_BR
dc.contributor.referee1LattesRAMOS, A. R. N.por
dc.contributor.referee2Schommer, Paula Chiespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701457E0por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:10Z-
dc.date.available2009-04-27pt_BR
dc.date.issued2007-09-06pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Raul César Mello dos. A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás. 2007. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/15-
dc.description.resumoA responsabilidade social das empresas é um tema muito atual, sua noção se expandiu nos últimos anos, e deve ser amplamente discutido na academia, e percebido como um ponto importante a ser observado e trabalhado nas organizações. Por esse motivo, o presente trabalho propõe discutir acerca dos mecanismos de divulgação das ações de responsabilidade social empresarial, de tal forma a buscar uma possível relação entre a Responsabilidade Social Empresarial, fruto de uma cultura organizacional, e a forma como o cultura organizacional é percebida e utilizada nesse contexto de mudanças, objetivando alavancar a gestão focada na Responsabilidade Social Empresarial. O trabalho discute o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e como esta prática está incorporada na empresa, mediante a mudança na cultura da organização, como legítimo instrumento de divulgação e conscientização social em uma empresa de petróleo. Dentro do estudo se busca identificar a percepção dos gestores e funcionários quanto à responsabilidade social empresarial, e como a RSE se encontra presente na cultura da organização. A metodologia utilizada identifica o estudo de caso e a abordagem foi qualitativa e quantitativa. Como fonte de coleta de dados fez-se uso da pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas, e questionário, aplicadas em alguns diretores, gerentes, e funcionários. Os resultados da pesquisa indicam, que os programas, a maneira como se da a gestão bem como a percepção dos gestores e demais funcionários estão orientados em um modelo de desempenho social corporativo, onde se procura contemplar todos os grupos com os quais a empresa mantém relacionamento. Gestores e funcionários entendem que as ações no campo da Responsabilidade social é algo que faz parte da história da empresa, apesar de que eles também percebem a importância estratégica desta orientação social. O estudo identifica também uma estrutura muito bem construida e consolidada, direcionando a cultura da empresa e seus funcionários no caminho da responsabilidade social consciente. A análise dos resultados indica a necessidade de aprofundamento da investigação do tema.por
dc.description.abstractCorporate social responsibility is a very current theme, its notion has expanded in recent years, and should be discussed broadly in the academy and perceived as an important issue that should be observed and performed in organizations. Therefore, the present work will discuss the mechanisms of disclosure and actions of the corporate social responsibility, in the sense of seeking a relationship between the corporate social responsibility and how the organizational culture is perceived and utilized in the context of social change, objectifying the management of the corporate social responsibility. (CSR). This research discusses the concept of the corporate social responsibility (CSR) and how this practice is incorporated in the company by means of cultural change in the organization, such as a legitimate instrument of social awareness in an oil company. This study searches to identify the perception of the managers and employees of the social responsibilities in the company and if CSR is present in the culture of the organization. The method used in this research is exploratory-descriptive with data collected through qualitive interviews with various directors, managers and employees. This study leaves a challenge for the field of organizational studies to unmask the characteristics of the phenomenon that still requests many studies in Brazil.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Raul Santos 2007.pdf: 1420439 bytes, checksum: 5cbd2197e9a3e03294f906cbd297e5da (MD5) Previous issue date: 2007-09-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/483/Dissertacao%20Raul%20Santos%202007.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectCorporate Social Responsibilityeng
dc.subjectOrganizational Cultureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleA responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobráspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Raul Santos 2007.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.