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Tipo do documento: Dissertação
Título: Associação entre marca e preço: uma análise em supermercados
Autor: Paixão, Roberto Brazileiro 
Primeiro orientador: Bruni, Adriano Leal
Primeiro membro da banca: Ladeira, Rodrigo
Segundo membro da banca: Cavalcante, Luiz Ricardo Mattos Teixeira
Resumo: O presente estudo objetivo analisar as possíveis relações existentes entre a força da marca e a cobrança de preços superiores, denominados preços prêmios. A gestão do ativo marca, bem como a precificação adequada do produto ou serviço, torna-se crítica para que o valor da empresa seja maximizado. A partir de suas associações com os consumidores e das características intrínsecas e extrínsecas do produto ou serviço, a marca pode passar a ter força superior em comparação com concorrentes, denominada brand equity. A princípio, a marca mais forte poderia auxiliar no aumento de riqueza de empresa através da cobrança de preços superiores, que gerariam fluxos de caixa também superiores. Paralelamente, marcas mais fortes também seriam mais valiosas para as empresas, avaliação esta denominada brand valuation. Aplicações dos testes de Qui-quadrado e correlações se Spearman e Kendall para dados não paramétricos não permitiriam verificar associações significantes entre as variáveis para a maioria das categorias dos produtos analisados. A análise de clusters evidenciou que os conglomerados possuem diferenças estatísticas significativas entre força de marca e preço. Esta dissertação procurou responder à questão: qual a relação entre preço e valor/força de marca? Os resultados encontrados sugerem que outras variáveis, supõe-se volume, ponto de venda de mercado, influenciam na decisão de cobrar preços prêmios mesmo para marca mais fortes.
Palavras-chave: Marca
força de marca
preço
preço prêmio
política de preços
avaliação de marcas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: PAIXÃO, Roberto Brazileiro. Associação entre marca e preço: uma análise em supermercados. 2005. 154 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/139
Data de defesa: 30-Sep-2005
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