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http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/138
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A aprendizagem organizacional e suas modalidades: um olhar sobre o processo de formação de gestores a partir de programas trainee A aprendizagem organizacional e suas modalidades: um olhar sobre o processo de formação de gestores a partir de programas trainee |
Autor: | SANTOS, Marcos Gilberto dos |
Primeiro orientador: | Souza-silva, Jader Cristino de |
Primeiro membro da banca: | Castro, Miguel Angel Rivera |
Segundo membro da banca: | Davel, Eduardo |
Resumo: | A presente pesquisa busca identificar as modalidades de aprendizagem organizacional (AO) mais explicativas da formação das habilidades gerenciais nos Programas trainees, segundo a percepção dos participantes. A AO conta com duas grandes abordagens (individual-cognitivista e socioprática) e suas respectivas modalidades associadas. A abordagem individual-cognitivista está associada às modalidades treinamento tradicional, leitura de textos e acesso aos bancos de dados. Já a abordagem socioprática está associada às modalidades comunidade de prática, mentoria, treinamento on-the-job e interações casuais. As sete modalidades deram origem a Escala de Modalidades em Aprendizagem EMA que foi desenvolvida e validada estatisticamente. Como resultado da aprendizagem, verificou-se o desenvolvimento das habilidades gerenciais dos trainees a partir da Escala de Habilidades Gerenciais EHAG -, também desenvolvida e validada estatisticamente nesse estudo. Assim, com uma metodologia quantitativa de pesquisa, a relação entre as escalas foi feita por meio de regressão linear multivariada. Os resultados indicam que as habilidades em autogestão são explicadas pela modalidade comunidade de prática. As habilidades técnico-operacionais são mais influenciadas pelo treinamento on-the-job. A modalidade mentoria explica o desenvolvimento das habilidades interpessoais, enquanto as habilidades políticas são desenvolvidas a partir das interações casuais. Por fim, as habilidades culturais e organizacionais são mais explicadas pela modalidade acesso aos bancos de dados. Os achados também indicam que as modalidades provenientes da abordagem socioprática tem uma participação mais relevante no contexto estudado. |
Palavras-chave: | Aprendizagem organizacional Modalidades em AO Habilidades gerenciais Programa trainee |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Citação: | SANTOS, Marcos Gilberto dos. A aprendizagem organizacional e suas modalidades: um olhar sobre o processo de formação de gestores a partir de programas trainee. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/138 |
Data de defesa: | 2-Abr-2014 |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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