Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/138
Tipo do documento: Dissertação
Título: A aprendizagem organizacional e suas modalidades: um olhar sobre o processo de formação de gestores a partir de programas trainee
A aprendizagem organizacional e suas modalidades: um olhar sobre o processo de formação de gestores a partir de programas trainee
Autor: SANTOS, Marcos Gilberto dos 
Primeiro orientador: Souza-silva, Jader Cristino de
Primeiro membro da banca: Castro, Miguel Angel Rivera
Segundo membro da banca: Davel, Eduardo
Resumo: A presente pesquisa busca identificar as modalidades de aprendizagem organizacional (AO) mais explicativas da formação das habilidades gerenciais nos Programas trainees, segundo a percepção dos participantes. A AO conta com duas grandes abordagens (individual-cognitivista e socioprática) e suas respectivas modalidades associadas. A abordagem individual-cognitivista está associada às modalidades treinamento tradicional, leitura de textos e acesso aos bancos de dados. Já a abordagem socioprática está associada às modalidades comunidade de prática, mentoria, treinamento on-the-job e interações casuais. As sete modalidades deram origem a Escala de Modalidades em Aprendizagem EMA que foi desenvolvida e validada estatisticamente. Como resultado da aprendizagem, verificou-se o desenvolvimento das habilidades gerenciais dos trainees a partir da Escala de Habilidades Gerenciais EHAG -, também desenvolvida e validada estatisticamente nesse estudo. Assim, com uma metodologia quantitativa de pesquisa, a relação entre as escalas foi feita por meio de regressão linear multivariada. Os resultados indicam que as habilidades em autogestão são explicadas pela modalidade comunidade de prática. As habilidades técnico-operacionais são mais influenciadas pelo treinamento on-the-job. A modalidade mentoria explica o desenvolvimento das habilidades interpessoais, enquanto as habilidades políticas são desenvolvidas a partir das interações casuais. Por fim, as habilidades culturais e organizacionais são mais explicadas pela modalidade acesso aos bancos de dados. Os achados também indicam que as modalidades provenientes da abordagem socioprática tem uma participação mais relevante no contexto estudado.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Modalidades em AO
Habilidades gerenciais
Programa trainee
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SANTOS, Marcos Gilberto dos. A aprendizagem organizacional e suas modalidades: um olhar sobre o processo de formação de gestores a partir de programas trainee. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/138
Data de defesa: 2-Abr-2014
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Marcos Gilberto Dos Santos.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.