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Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência dos canais de comunicação no desempenho dos salões de beleza e estética da grande Salvador
Autor: Silva, Thiago Alexandre Costa da 
Primeiro orientador: Rodriguez, Vanessa Brasil Campos
Primeiro membro da banca: Souza-silva, Jader Cristino de
Segundo membro da banca: Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da
Resumo: A existência de diversas empresas do setor de beleza e estética (salões de beleza), instituídas na grande Salvador e, consequentemente, as estratégias de marketing utilizadas pelas mesmas na disputa por fatias de mercado são motores importantes que impulsionaram a presente pesquisa. O objetivo da pesquisa tem como relevância mensurar a relação que as ferramentas de comunicação do P promocional, causam no desempenho das empresas do setor de beleza e estética de médio porte, situadas na capital soteropolitana. Os objetivos da pesquisa foram: a) levantar os meios de comunicação utilizados pelas empresas; b) identificar os produtos associados às estratégias comunicacionais utilizadas pelos salões de beleza; c) avaliar a relação entre os meios de comunicação e o desempenho dos salões de beleza. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com método de estudo de casos múltiplos. Os procedimentos metodológicos foram a revisão da literatura, a aplicação de entrevistas exploratórias em profundidade, a observação e análise, e a confrontação dos dados secundários e primários. A amostra, baseada no modelo de análise presente no trabalho, foi desenvolvida com 20 empresas (salões de beleza de médio porte) que possuíam mais de 20 empregados nos seus quadros. Os resultados demonstram que em se tratando de Salvador, os salões de beleza utilizam com maior frequência para comunicar com seus públicos os meios de comunicação: revista, mala direta e promoção de vendas, obtendo como principal produto associado às suas estratégias comunicacionais a divulgação dos serviços de cabelo (serviços de cabeleireiro). A relação dos canais de comunicação utilizados pelos salões de beleza com o desempenho foi positivo, ou seja, as ações estratégicas utilizadas pelas empresas para comunicar com seus públicos influenciaram diretamente no aumento de faturamento, novos clientes e expansão da marca no mercado. As conclusões demonstram que os objetivos do trabalho foram atingidos, levantando-se informações relevantes sobre as estratégias comunicacionais utilizadas pelos salões de beleza participantes da pesquisa.
Palavras-chave: Canais de comunicação
Desempenho organizacional
Salões de beleza
Estética
Comunicação integrada de marketing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SILVA, Thiago Alexandre Costa da. A influência dos canais de comunicação no desempenho dos salões de beleza e estética da grande Salvador. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/132
Data de defesa: 30-Abr-2013
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