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dc.creatorSteele, Georgia de Araujopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5520797241904511por
dc.contributor.advisor1Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee1Monteiro, Augusto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B362795por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:39Z-
dc.date.available2013-09-28pt_BR
dc.date.issued2008-08-15pt_BR
dc.identifier.citationSTEELE, Georgia de Araujo. THE IMPACT OF OUTSOURCING IN THE ESSENTIAL SKILLS OF AN ORGANIZATION OF INFORMATION TECHNOLOGY. 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/110-
dc.description.resumoA pesquisa discute a terceirização na área de TI, em algumas áreas essenciais, considerandose a possibilidade de uma organização intensiva em conhecimento perder parte importante da competência e sofrer prejuízos na sua vantagem competitiva. Nessa perspectiva, o que se objetiva é analisar as implicações da terceirização de serviços de TI, em organizações de serviços de TI, para a manutenção das suas competências essenciais. Esse objetivo geral desdobra-se nos objetivos específicos de caracterizar a gestão da TI e a forma de terceirização na gestão dos seus processos e entrega dos seus serviços; entender os mecanismos de criação e manutenção das competências e/ou conhecimento organizacional, e como é usado na condução dos negócios, bem como, analisar se a terceirização influencia as competências essenciais da organização de TI. Sob esses objetivos, desenvolvem-se, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos de terceirização de organizações empresariais, competências essenciais e gestão da tecnologia da informação. Nessa abordagem teórica do tema, são definidas categorias de análise e, em síntese, o modelo de análise com base no qual se realiza o estudo empírico. Realiza-se assim um estudo de caso, privilegiando o entendimento analítico, suportado por observação, pesquisa documental e entrevistas efetuadas com trinta e nove pessoas que compõem a esfera gerencial, entre as quais, coordenadores, gerentes e diretores da área de TI da empresa selecionada - Brasil Telecom S/A, que trabalham fortemente com a terceirização na entrega dos seus serviços. Os resultados encontrados possibilitaram o mapeamento dos impactos sofridos pela organização, cruzandose tipos de atividades terceirizadas com aplicações críticas da área da TI da Brasil Telecom, e a verificação de que o modelo de gestão adotado repercute negativamente na gestão do conhecimento desta organização, contribuindo para: perda de capacitação interna e de especialistas, escape do conhecimento organizacional, aumento da taxa de turn over, entrega de serviços em desacordo com preço, prazo, qualidade e quantidade. O que se conclui é que a terceirização de atividades ligadas às competências essenciais desta organização está comprometendo a retenção do conhecimento na fronteira da empresa.por
dc.description.abstractThis paper discusses outsourcing of essential areas in the IT sector, considering the possibility of a knowledge-intensive organization losing an important part of its competency and sustaining losses in its competitive advantage. In this context, the aim here is to analyze the implications and impact of outsourcing IT services of IT service organizations on the maintenance of their essential competencies. This general objective unfolds into the specific objectives of characterizing IT management and the form of outsourcing in the management of their processes and the delivery of their services; understanding the mechanisms of creation and maintenance of organizational competencies and/or knowledge and how they are employed to conduct the business; and analyzing whether outsourcing affects the essential competencies of IT organizations. Within these objectives, starting from a bibliographic research, the concepts of outsourcing of business organizations, essential competencies and management of information technology are developed. In this theoretical approach to the theme, categories of analysis are defined, as is the model of analysis based upon which this empirical study is carried out. In addition, a case study is made which privileges analytical understanding, underpinned by observation, documental research and interviews with thirtynine people from the sphere of management, including coordinators, managers and directors of the IT area of the company selected for this case study Brasil Telecom S/A, who use outsourcing extensively in the delivery of their services. The findings allowed for a mapping of the impacts sustained by the company, crosschecking types of outsourced activities with critical applications of the IT area of Brasil Telecom, and the discovery that the adopted management model has negative repercussions on the knowledge management of this organization, contributing to the loss of internal capacitation and of specialists, loss of organizational knowledge, increased rate of turnover, and the delivery of services inconsistent with prices, due dates, quality and quantity. These findings lead to the conclusion that the outsourcing of activities connected to the essential competencies of this organization is compromising the retention of knowledge at the company s borders.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Georgia de Araujo Steele.pdf: 1170383 bytes, checksum: f7e90a8b330e8f0337ed591c41e8cd31 (MD5) Previous issue date: 2008-08-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/665/Dissertacao%20Georgia%20de%20Araujo%20Steele.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerceirizaçãopor
dc.subjectCompetências essenciaispor
dc.subjectConhecimento Organizacionalpor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectOutsourcingeng
dc.subjectEssential competencieseng
dc.subjectOrganizational knowledgeeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpor
dc.titleOS IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO NAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpor
dc.title.alternativeTHE IMPACT OF OUTSOURCING IN THE ESSENTIAL SKILLS OF AN ORGANIZATION OF INFORMATION TECHNOLOGYeng
dc.typeDissertaçãopor
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