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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Anselmo Pereira dapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Jair Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784788Z2#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee1Freire, Luis Carlospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792203Z4por
dc.contributor.referee2Barros, Manoel Joaquim Fernandes dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700050P1por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:38Z-
dc.date.available2013-09-28pt_BR
dc.date.issued2007-02-28pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Anselmo Pereira da. DILEMAS E VICISSITUDES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NO SETOR DE SEGUROS PRIVADOS: UM ESTUDO DE CASO EM SALVADOR BAHIA. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/105-
dc.description.resumoA permanência no emprego é uma forma de comprometimento organizacional. Foi a partir dessa concepção que surgiu o objeto da pesquisa que se relata nesta dissertação: o estudo buscou saber quais os fatores de comprometimento organizacional estão mais fortemente associados à permanência dos empregados numa empresa. Para tanto, recorreu a um estudo de caso em que a unidade de investigação foi uma sucursal de Salvador de uma empresa seguradora que aqui recebeu o nome fictício de Delta S.A. A amostra foi composta por 66 empregados e a coleta de dados valeu-se do instrumento de medida proposto por Allen e Meyer, que se baseia em três componentes do comprometimento organizacional: o afetivo, pelo qual os empregados permanecem em suas empresas porque querem, o segundo, o instrumental, se permanecem porque precisam e o normativo, porque se sentem na obrigação. Na análise de dados levantados, utilizaram-se diversos tratamentos estatísticos, principalmente o aplicativo SPAD 3.5 e os resultados demonstram que, na população estudada, predomina o comprometimento instrumental, no qual os custos em deixar a empresa são representativos, não sendo os demais componentes tão significativos. Os resultados do estudo trazem evidência para uma das três hipóteses propostas, esclarecendo o que ocorre na sucursal da Delta em Salvador, identificando o grau e o tipo de comprometimento organizacional, de modo que contribui para melhor compreender o indivíduo no seu ambiente de trabalho, principalmente porque sugere futuras ações e desperta o interesse para novas pesquisas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Anselmo Pereira da Silva.pdf: 489126 bytes, checksum: 5baefccfec400998d371ee0ffbb4b28f (MD5) Previous issue date: 2007-02-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/610/Dissertacao%20Anselmo%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComprometimento organizacionalpor
dc.subjectCenário organizacionalpor
dc.subjectVínculo psicológicopor
dc.subjectEspecialização flexívelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleDILEMAS E VICISSITUDES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NO SETOR DE SEGUROS PRIVADOS: UM ESTUDO DE CASO EM SALVADOR BAHIApor
dc.typeDissertaçãopor
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