???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/103
Tipo do documento: Dissertação
Título: GESTÃO DE MARKETING APLICADA A COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS DE LEITE NO BRASIL
Autor: Aragao, Fabiana Lisboa 
Primeiro orientador: Ladeira, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Monteiro, Augusto de Oliveira
Segundo membro da banca: Andrade, José Célio Silveira
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a gestão de marketing de cooperativas agroindustriais de leite no Brasil e a sua contribuição para o crescimento deste tipo de empresa, tomando por base as atividades de uma amostra constituída por um grupo de cooperativas brasileiras distribuídas por região no país. Este estudo apontou também as particularidades deste tipo de organização que representam diferenciações no exercício da atividade empresarial. Para isso, foram realizadas uma pesquisa descritiva e as análises de caráter quantitativo e qualitativo. A coleta de dados se deu através da busca por referencias diversificadas; da aplicação de questionários junto a representantes de cooperativas; e da realização de entrevistas em profundidade junto a especialistas do mercado lácteo e de técnicos de organismos de fomento ao cooperativismo no Brasil. Os principais aspectos abordados foram os conceitos associados a organizações cooperativas agroindustriais de leite; e à gestão de marketing e a sua aplicação em cooperativas agroindustriais de leite. Os resultados apontaram caminhos para a implantação da gestão de marketing em cooperativas agroindustriais de leite, como a integração da cadeia produtiva e a associação com a prática do consumo responsável. Constatou-se também que esta prática nestas cooperativas trata da execução de objetivo estratégico organizacional para manutenção no mercado global e envolve diferenças de aplicação por regiões do Brasil.
Palavras-chave: Marketing em cooperativas
Cooperativas agroindustriais de leite
Cooperativismo no Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: ARAGAO, Fabiana Lisboa. GESTÃO DE MARKETING APLICADA A COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS DE LEITE NO BRASIL. 2007. 193 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/103
Data de defesa: 4-Sep-2007
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao FABIANA LISBOA ARAGAO.pdf5,44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.