???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/102
Tipo do documento: Dissertação
Título: A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING NO PROCESSO DECISÓRIO DO CONSUMIDOR NA ESCOLHA DAS ORGANIZAÇÕES ODONTOLÓGICAS
Autor: Sento-sé, Jeane de Oliveira 
Primeiro orientador: Pinto, Eder Paschoal
Primeiro membro da banca: Rodriguez, Vanessa Brasil Campos
Segundo membro da banca: Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da
Resumo: Os estudiosos da comunicação com o público-alvo têm dedicado inestimáveis esforços na busca de compreensão dos efeitos do composto de comunicação, fundamentalmente em pesquisas com consumidores de produtos físicos, no entanto, poucos estudos têm sido conduzidos com clientes de clínicas de saúde e menos ainda com clientes de clínicas odontológicas. Por isso, a autora deste trabalho decidiu envidar esforços para verter um facho de luz sobre a aplicação do composto de comunicação por clínicas odontológicas. Para melhor compreender o assunto, percorreu a literatura pertinente e apresenta neste trabalho: conceitos de marketing, bem como elementos do composto de comunicação de marketing, seus objetivos e formas de aplicação. A partir dessa revisão, a seguinte indagação foi gerada: em que extensão os meios de comunicação influenciam a clientela de serviços odontológicos na escolha de uma clínica para realizar os procedimentos que necessita? Diante dessa questão, o seguinte objetivo foi delineado: determinar um conjunto de variáveis de comunicação com o público-alvo e conduzir uma pesquisa com clientes de clínicas odontológicas, visando verificar a extensão em que cada conjunto de variáveis os influenciam na escolha de uma clínica para realizar os procedimentos que necessitam. Nessa esteira, construiu-se um formulário de pesquisa que foi submetido a teste com clientes de duas clínicas. Feitos os ajustes necessários, constaram do questionário os seguintes construtos neste trabalho, também são denominados, como fatores ou conglomerados de variáveis : propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, patrocínio de marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os clientes de duas clínicas estabelecidas em Valença, Bahia. Trezentos e quatro clientes gentilmente concordaram em responder a pesquisa. Para a análise estatística dos dados foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 16.0). Todos os quatro fatores se relacionaram significativamente com certas características demográficas dos respondentes. Verificou-se, entretanto, que o nível de escolaridade do pesquisado é a característica demográfica que mais se associa com os construtos de comunicação. Por meio do método de análise de correspondências significativas, dois clusters (agrupamentos) emergiram. Cruzando os dois conglomerados com os fatores predefinidos no estudo (propaganda, promoção de vendas, vendas pessoal, patrocínio de marketing), foi possível constatar que: os integrantes do Cluster 1 (em sua maioria mulheres solteiras) são mais influenciados pelo construto venda pessoal , enquanto os integrantes do Cluster 2 (em sua maioria homens casados) são mais influenciados pelo construto promoção de vendas , na escolha de uma clínica odontológica. Os resultados apontam para a importância de se conhecer as características pessoais do público-alvo, visando definir meios de comunicação, para o alcance dos objetivos da clínica e do público a que ela atende.
Palavras-chave: Comunicação em marketing
Comportamento do consumidor
Clínicas Odontológicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SENTO-SÉ, Jeane de Oliveira. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING NO PROCESSO DECISÓRIO DO CONSUMIDOR NA ESCOLHA DAS ORGANIZAÇÕES ODONTOLÓGICAS. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/102
Data de defesa: 20-Apr-2011
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Mestrado Jeane Sento Se.PDF592,9 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.