Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSento-sé, Jeane de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039919025482290por
dc.contributor.advisor1Pinto, Eder Paschoalpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782817A9por
dc.contributor.referee1Rodriguez, Vanessa Brasil Campospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797859Z6por
dc.contributor.referee2Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoaispor
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:37Z-
dc.date.available2013-09-24pt_BR
dc.date.issued2011-04-20pt_BR
dc.identifier.citationSENTO-SÉ, Jeane de Oliveira. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING NO PROCESSO DECISÓRIO DO CONSUMIDOR NA ESCOLHA DAS ORGANIZAÇÕES ODONTOLÓGICAS. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2011.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/102-
dc.description.resumoOs estudiosos da comunicação com o público-alvo têm dedicado inestimáveis esforços na busca de compreensão dos efeitos do composto de comunicação, fundamentalmente em pesquisas com consumidores de produtos físicos, no entanto, poucos estudos têm sido conduzidos com clientes de clínicas de saúde e menos ainda com clientes de clínicas odontológicas. Por isso, a autora deste trabalho decidiu envidar esforços para verter um facho de luz sobre a aplicação do composto de comunicação por clínicas odontológicas. Para melhor compreender o assunto, percorreu a literatura pertinente e apresenta neste trabalho: conceitos de marketing, bem como elementos do composto de comunicação de marketing, seus objetivos e formas de aplicação. A partir dessa revisão, a seguinte indagação foi gerada: em que extensão os meios de comunicação influenciam a clientela de serviços odontológicos na escolha de uma clínica para realizar os procedimentos que necessita? Diante dessa questão, o seguinte objetivo foi delineado: determinar um conjunto de variáveis de comunicação com o público-alvo e conduzir uma pesquisa com clientes de clínicas odontológicas, visando verificar a extensão em que cada conjunto de variáveis os influenciam na escolha de uma clínica para realizar os procedimentos que necessitam. Nessa esteira, construiu-se um formulário de pesquisa que foi submetido a teste com clientes de duas clínicas. Feitos os ajustes necessários, constaram do questionário os seguintes construtos neste trabalho, também são denominados, como fatores ou conglomerados de variáveis : propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, patrocínio de marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os clientes de duas clínicas estabelecidas em Valença, Bahia. Trezentos e quatro clientes gentilmente concordaram em responder a pesquisa. Para a análise estatística dos dados foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 16.0). Todos os quatro fatores se relacionaram significativamente com certas características demográficas dos respondentes. Verificou-se, entretanto, que o nível de escolaridade do pesquisado é a característica demográfica que mais se associa com os construtos de comunicação. Por meio do método de análise de correspondências significativas, dois clusters (agrupamentos) emergiram. Cruzando os dois conglomerados com os fatores predefinidos no estudo (propaganda, promoção de vendas, vendas pessoal, patrocínio de marketing), foi possível constatar que: os integrantes do Cluster 1 (em sua maioria mulheres solteiras) são mais influenciados pelo construto venda pessoal , enquanto os integrantes do Cluster 2 (em sua maioria homens casados) são mais influenciados pelo construto promoção de vendas , na escolha de uma clínica odontológica. Os resultados apontam para a importância de se conhecer as características pessoais do público-alvo, visando definir meios de comunicação, para o alcance dos objetivos da clínica e do público a que ela atende.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mestrado Jeane Sento Se.PDF: 607128 bytes, checksum: 20483c330918806b5520485300e02f9f (MD5) Previous issue date: 2011-04-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/676/Dissertacao%20Mestrado%20Jeane%20Sento%20Se.PDF.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação em marketingpor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectClínicas Odontológicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING NO PROCESSO DECISÓRIO DO CONSUMIDOR NA ESCOLHA DAS ORGANIZAÇÕES ODONTOLÓGICASpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Mestrado Jeane Sento Se.PDF592,9 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.