Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJoventino, Milena Lyrio dos Santos-
dc.contributor.advisor1Castro, Miguel Angel Rivera-
dc.contributor.referee1Castro, Miguel Angel Rivera-
dc.contributor.referee2Silva, Lindomar Pinto da-
dc.contributor.referee3Santos, Marcos Gilberto dos-
dc.date.accessioned2024-03-25T11:53:24Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationJoventino, Milena Lyrio dos Santos. A tomada de decisão do consumidor online de roupa no Brasil - uma análise quantitativa baseada no Consumer Inventory Styles (CSI). 2023. [65 f.]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/872-
dc.description.resumoNeste trabalho procurou-se efetuar uma análise quantitativa de como o estilo do consumidor somado a fatores sociodemográficos influenciam no consumo de vestuário online no Brasil. Para isso, usou-se o modelo modelo de análise Consumer Styles Inventory (Sproles e Kendall, 1986) que sustentou toda a construção do trabalho, desde a criação do questionário para o levantamento de dados a validação e mensuração do fenômeno que se deu através da análise fatorial confirmatória e da Modelagem de equações estruturais, respectivamente. Foram aplicados mil e onze questionários entre doze de julho e cinco de novembro de 2022. O trabalho definiu duas variáveis dependentes: frequência de consumo e gasto e demonstrou que a teoria proposta, CSI, tem aplicabilidade no cenário estudado e que, no Brasil, em consonância com estudos anteriores sobre o cenário internacional, consumidores mais perfeccionistas e ligados à moda compram com mais frequência e gastam mais em suas compras, enquanto consumidores confusos pelo excesso de oferta tendem a comprar menos. Interessantes destacar que, também de forma similar a estudos anteriores, a pesquisa demonstrou que homens compram menos. Os resultados possibilitam o aperfeiçoamento do marketing, através da criação de estratégias para atingir clientes que consomem roupa online. Trata-se de temática que carece de tratamento acadêmico mesmo sendo relevante no cenário econômico e social.por
dc.description.abstractIn this paper, we attempted to carry out a quantitative analysis of how the consumer's style, together with sociodemographic factors, influence the consumption of online clothing in Brazil. For this, the theoretical model Consumer Styles Inventory (Sproles and Kendall, 1986) was used, which supported the entire construction of the work, from the creation of the questionnaire for the data collection to the validation and measurement of the phenomenon that took place through factor analysis Confirmatory and Structural Equation Modeling, respectively. One thousand and eleven questionnaires were applied between July 12 and November 5, 2022. The work defined two dependent variables: frequency of consumption and spending and demonstrated that the proposed theory, CSI, has applicability in the scenario studied and that, in Brazil, in line with previous studies on the international scenario, more perfectionist and fashion-related consumers buy more often and spend more on their purchases, while consumers confused by oversupply tend to buy less. It is interesting to note that, similarly to previous studies, the survey showed that men buy less. The results allow the improvement of marketing, through the creation of strategies to reach customers who consume clothes online. This is a topic that needs academic treatment even though it is relevant in the economic and social scenario.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2024-03-25T11:53:24Z No. of bitstreams: 1 MILENA LYRIO DOS SANTOS JOVENTINO.pdf: 1394607 bytes, checksum: 8bfdb129fcce2367cfadee504004b142 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-25T11:53:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MILENA LYRIO DOS SANTOS JOVENTINO.pdf: 1394607 bytes, checksum: 8bfdb129fcce2367cfadee504004b142 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstilos de tomada de decisão; estilos de consumo; compra online de roupa; vestuário online.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleA tomada de decisão do consumidor online de roupa no Brasil - uma análise quantitativa baseada no Consumer Inventory Styles (CSI)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENA LYRIO DOS SANTOS JOVENTINO.pdf1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.